São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Futurologia

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Atenção editoras brasileiras em busca dos futuros Ian McEwan, Martin Amis, Salman Rushdie & cia., arquivem os 20 nomes no final deste texto.
A história começa em 1983. Nesse ano, a iniciante revista literária "Granta" lançou uma edição mapeando os 20 melhores escritores britânicos abaixo dos 40 anos. Ali estavam, fresquinhos, os três citados acima, além de Julian Barnes, Graham Swift e mais uma pequena gangue de autores que colocaram o Reino Unido no topo da nova geopolítica literária.
Em 93, veio o segundo mapeamento. No time estavam: Will Self, Hanif Kureishi, Tibor Fischer, Kazuo Ishiguro (outra boa safra). E lá se foi outra década.
Em abril deste ano, a grande "Granta" lançará o terceiro dossiê "young british fiction". Os eleitos já estão definidos, todos inéditos em terras brasilis.
A "bola de cristal" de 2003 visualizou desde anônimos, caso de Monica Ali e do "caçula" Adam Thirlwell, 24, até autores mais destacados: Zadie Smith, Alan Warner (veja abaixo) e A. L. Kennedy (já no "mapa" de 93). Com vocês, os outros membros da classe: Nicola Barker, Rachel Cusk, Peter Ho Davies, Susan Elderkin, Philip Hensher, Hari Kunzru, Toby Litt, David Mitchell, Andrew O'Hagan, David Peace, Dan Rhodes, Ben Rice, Rachel Seiffert, Sarah Waters e Robert McLiam Wilson.


É NÓIS NA FITA
Há dois anos Ferréz entrou rasgando nas letras nacionais com "Capão Pecado", narrativa (feita por dentro) do "mundo cão" do violento bairro do Capão Redondo (SP). Agora ele acaba de fechar contrato para o segundo romance. O primeiro saiu pela pequena Labortexto. "Manual Prático do Ódio" virá com o polpudo selo Objetiva.

COELHO CRESCE
Mais uma do mago. Paulo Coelho tinha vendido os direitos para cinema de "O Alquimista" para a Warner, mas havia mudado de idéia. Agora a peregrinação a Hollywood está selada. Coelho deu o OK, e o livro será adaptado pelo russo Nikita Mikhalkov (de "O Sol Enganador", Oscar estrangeiro de 1995).

LADAINHA
Na calada do Vaticano, o papa João Paulo 2º vem rabiscando sua volta à literatura. É, Karol Wojtyla era poeta prolífico até 1978, quando assumiu a Igreja Católica. Seu jejum de versos será rompido no final de janeiro, quando sai na Polônia "O Tríptico de Roma".

PONTA DO LÁPIS
Sorriso nas editoras do Velho Continente. Pesquisa da Federação Européia dos Editores aponta que as vendas de livros voltaram a crescer (um teco). As editoras dos 17 países fizeram em 2001 20,5 bilhões, um aumento de 2,9%.

OBRA EM OBRAS
Ivan Junqueira retorna à "Terra Desolada". O poeta e acadêmico, autor de versão brasileira desse clássico de T.S. Eliot (1888-1965), voltou a traduzir o escritor para edição de poesia e teatro completos de Eliot que a editora Arx (ex-Siciliano) promete para 2004.

SOB NOVA DIREÇÃO
A principal livraria independente paulista tem dono novo. Após meses de negociação, o empresário e jornalista Samuel Seibel arrematou o comando da Livraria da Vila de seus fundadores, Aldo Bocchini e Miriam Gouvêa. O novo livreiro, velho cliente da casa na Vila Madalena, diz que vai aumentar a oferta de títulos, intensificar a área de eventos do espaço e criar uma página na internet. Bocchini, que até 15 de março dá consultoria ao espaço que criou há 18 anos, parte para novos projetos livreiro-editoriais.

elek@folhasp.com.br


Texto Anterior: Livro/lançamento - "O cinema da retomada": Obra transmite diversidade da produção nacional
Próximo Texto: Fora da estante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.