São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo começa a criar para internet e celular

João Miguel Jr./TV Globo
VACILO Tony Ramos grava cena de "Belíssima", no ar dia 16, em que Nikos leva uma pancada de um grego, que lhe toma fita em que bandido confessa quem mandou matar Pedro (Henri Castelli)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

De olho nas novas tecnologias que um dia substituirão o televisor convencional, a Globo vai instituir até o final deste ano uma divisão para novas mídias. O novo setor será instalado no Projac, a central de estúdios da emissora em Jacarepaguá (Rio).
Segundo Octávio Florisbal, diretor geral da Globo, a partir deste ano os profissionais da emissora "vão criar para a TV aberta, mas pensando também em internet de banda larga e em telefonia celular". A orientação tem a ver também com a implantação no país da TV digital, que deverá promover a convergência de mídias _o televisor, a médio prazo, será também um microcomputador.
Assim, novas novelas e programas terão subprodutos para internet e celular. Será mais do que já se oferece no "reality show" "Big Brother Brasil", que usa a internet e a telefonia móvel para interatividade _para o público votar. A nova divisão irá oferecer conteúdos da programação da TV na internet e no celular _mais também do que o portal Globo.com já oferece: trechos de novelas e programas jornalísticos.
A princípio, a Globo criará apenas derivados de seus programas. Com o crescimento da base de assinantes de banda larga e melhora na qualidade dos vídeos transmitidos por celular, a Globo pretende se tornar provedora de conteúdos exclusivos. "Quando a base aumentar, poderemos ter produtos específicos", diz Florisbal.

OUTRO CANAL

Concorrência As principais redes de TV fecharam um acordo de cavalheiros para a implantação da TV digital. Elas se comprometeram a, inicialmente, usar apenas um canal da nova tecnologia. A TV digital permite que uma mesma freqüência seja ocupada por até quatro canais e, assim, uma emissora se divida em quatro. Com o acordo, as redes terão que investir menos.

Clarão Mesmo com a queda de audiência na última semana de 2005 e na primeira de 2006, por causa das férias, a novela "Belíssima" continua no topo do ranking das novelas das oito mais vistas da Globo. Está com 46 pontos de média desde o primeiro capítulo, empatada com "Senhora do Destino", à frente de "América".

Escapada No capítulo de "Belíssima" do próximo dia 25, será revelado que André (Marcello Antony) e Érica (Letícia Birkheuer) vêm mantendo um tórrido romance às escondidas. Os dois se encontram já há algum tempo à noite na mansão dos Falcão/ Assumpção, mas Júlia (Glória Pires), diferentemente de muitos telespectadores, não desconfia de nada.

Rojão A Band comemorou com estardalhaço interno. A reestréia de "Mandacaru" (adquirida da extinta Manchete), anteontem, deu média de cinco pontos, com picos de sete _resultado muito bom para a emissora.


@ - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Serra lança o Cemitério Maldito!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.