São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça marcou história com Zé Celso

free-lance para a Folha


O texto de "O Rei da Vela" foi escrito em 33, no momento em que Oswald de Andrade se encontrava fortemente ligado às idéias marxistas. O autor escreveu apenas três peças e é justamente esta que se tornou um clássico da dramaturgia brasileira, capitaneado pela única montagem profissional da peça, pelo grupo Oficina, em 67, dirigido por José Celso Martinez Corrêa.
Oswald utiliza uma linguagem que somente nos anos 60, cerca de três décadas depois, pôde ser compreendida com encenação moderna, combinando consciência política e vanguarda, as inquietações do autor, em sua alegoria do país dos anos 30, permanecem atuais.
Entre os atores do elenco original, estavam Renato Borghi e Fernando Peixoto. O cenário, um escritório que passava a imagem de um país hipotecado, era assinado por Hélio Eichbauer.


Texto Anterior: Teatro - Rio de Janeiro: Diaz evita comparação com "Rei da Vela"
Próximo Texto: "Sonetos" de Shakespeare ganham adaptação para o palco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.