São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Sonetos" de Shakespeare ganham adaptação para o palco

free-lance para a Folha


Quando começou a estudar a transposição dos sonetos de Shakespeare para o palco, o diretor da Companhia de Navegação Teatral, o carioca Wagner de Miranda, 34, imaginava que mergulharia em um universo povoado sobretudo pelo tema do amor. Aos poucos, porém, emergiu outro viés dos versos do bardo inglês: a relação do homem com o tempo. É sob essa perspectiva que o espetáculo "Sonetos" estréia hoje na Fundição Progresso, no Rio.
"Por trás do tema do amor, existe a forma como o ser humano lida com a questão da eternidade e do efêmero em seu cotidiano", explica Miranda. Pelo menos 30 dos 154 sonetos do legado de Shakespeare foram pinçados para a montagem, que também recorre a trechos de peças como "Sonho de Uma Noite de Verão", "Rei Lear" e "Romeu e Julieta".
Na sua pesquisa, o diretor deparou com traduções de sonetos assinadas por Manoel Bandeira e pela escritora portuguesa Maria do Céu Saraiva Jorge.
"O Bandeira traduziu alguns, mas ela traduziu todos os 154 sonetos, mantendo as rimas de uma forma muito singela", diz Miranda. A tradutora cedeu os direitos para a montagem sem cobrar.
Para criar "Sonetos", num dos galpões da Fundição, o diretor e os oito atores da Companhia de Navegação somaram-se aos operários para construir o espaço cênico. "Elevamos as arquibancadas e "afundamos" o palco, como no teatro elizabetano", afirma Miranda, que já trabalhou com Gabriel Villela. (VS)


Peça: Sonetos
Autor: Shakespeare
Diretor: Wagner de Miranda
Com: Cia. de Navegação Teatral
Quando: estréia hoje, 21h
Onde: Fundição Progresso (r. dos Arcos, 24/50, Lapa, tel. 0/xx/21/436-3664
Quanto: R$ 10



Texto Anterior: Peça marcou história com Zé Celso
Próximo Texto: Teatro: Cia. Orquestração monta repertório no Centro Cultural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.