UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Pequeno Patriota
Record, 14h.
 
(Little Patriots). EUA, 95, 90 min. Direção: J. Christian Ingvordsen. Com John Christian, Dan Haggerty. Série "Z" ambientada no século 18, quando um colono americano, em companhia de um índio amigo, enfrenta os ingleses e seus aliados, os Mohawk, que raptaram seu filho.

Ernest, o Bobo e a Fera
SBT, 14h15.
 
(Ernest Scared Stupid). EUA, 91, 91 min. Direção: John Cherry. Com Jim Varney, Bill Byrge. Por força do destino, acaso ou bruxaria, o simpático Ernest desperta os demônios das árvores, que se põem a transformar as crianças em brinquedos de madeira. Comédia não muito compreendida pela criançada, o que já é sinal mais que negativo.

De Volta para o Futuro 3
Globo, 15h40.
   
(Back to the Future 3). EUA, 90, 117 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd. Desta vez, Marty McFly (Fox) e seu amigo cientista (Lloyd) voltam ao tempo do Velho Oeste. Se o primeiro é o melhor da série e o segundo, um retrato perfeito do caos do cientificismo sobre o homem, este último deixa bastante a desejar. Mesmo assim, a direção (mais que competente) de Zemeckis faz milagres.

Um Lobisomem Americano em Paris
Record, 21h.
 
(An American Werewolf in Paris). EUA, 97, 98 min. Direção: Anthony Walker. Com Tom Everett Scott, Julie Delpy. Estudantes americanos fazem feliz turismo em Paris, até que um deles se apaixona por Julie Delpy, sem imaginar que nas noites de lua cheia ela se transforma em lobisomem. Ou seja, não pode alguém ter uma boa idéia ("Um Lobisomem Americano em Londres"), que logo aparece alguém com uma má idéia.

FBI - Perseguição Alucinada
Bandeirantes, 22h15.
 
(FBI Free Fighter). EUA, 95, 100 min. Direção: Chia Yung Liu. Com Ken Goodman, Mark Huston. Agente durona do FBI (Rothrock) é convocada para escoltar testemunha das atividades sinistras de gangue que atua em Hong Kong. Bobagem e pancadaria.

Enigma do Espaço
SBT, 22h15
 
(Astronaut's Wife). EUA, 99. Direção: Rand Ravich. Com Charlize Theron, Johnny Depp. Depp é o astronauta que volta de uma missão no espaço bem diferente do que era antes. Pelo menos é assim que sua mulher o vê. Pior, acha inclusive que ele agora é um extraterrestre. Se o filme é bizarro, o elenco garante o encanto.

Intercine
Globo, 2h05.

A aventura "Amor à Queima-Roupa" (93, de Tony Scott) e o terror "O Mistério de Candyman" (92, de Bernard Rose) são os filmes disponíveis à escolha do espectador.
(PAULO SANTOS LIMA e INÁCIO ARAUJO)

Detetive sob a ocupação

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Louis Daquin é um desses cineastas que acabaram esquecidos em vista da nouvelle vague e só aos poucos são descobertos, mesmo na França (ou sobretudo nela).
Já de Simenon ninguém esquece e, menos ainda, de seu inspetor Maigret. É ao encontro dos três Daquin/ Simenon/Maigret (sem contar Marcel Aymé), o roteirista, que a TV5 sacramenta, com a exibição de "O Dia de Todos os Santos" (às 22h15).
A história gira em torno de um órfão que herda a fortuna de um tio. Recebê-la, porém, não será tão fácil. Até mais importante que a intriga é a data do filme: 1943.
Este é um exemplar do cinema da França ocupada pela Alemanha, que foi, curiosamente, um período de vacas gordas para o cinema de lá: um interesse de certo modo nada complementar.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Felipão bota o Pinto pra fora!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.