São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Um Noivo por Acaso
SBT, 14h30.
 
(The Boyfriend from Hell). EUA/Austrália, 90, 86 min. Direção: Alan Smithee. Com Cheech Marin, Emma Samms. Garota rica cria romance com um suposto mexicano. O objetivo: deixar o pai tão escandalizado que, no fim, ele passe a aceitar seu antigo namorado. Vale advertir que Alan Smithee é um nome utilizado por diretores, atores ou outros que não querem de modo algum assumir os louros do seu trabalho para a digníssima arte do cinema.

Mong e Lóide
Globo, 16h.
 
(Tommy Boy). EUA, 95, 96 min. Direção: Peter Segal. Com Chris Farley, David Spade. Pena não ser o brilhante "Débi e Lóide" dos irmãos Farrelly. Farley é o jovem que, com a ajuda de Spade, tem de tirar a fábrica herdada do pai do buraco. Destaque apenas para Dennehy, Bo Derek e Aykroyd. Mesmo assim, Peter Segal tenta há anos, recorre a bons atores etc., e ainda não conseguiu acertar. A prova está em seu mais recente filme, a comédia sem graça "Tratamento de Choque", com Jack Nicholson.

O Casamento do Meu Melhor Amigo
Record, 22h.
  
(My Best Friend's Wedding). EUA, 97, 105 min. Direção: P.J. Hogan. Com Julia Roberts, Dermot Mulroney. De repente, Julia descobre-se apaixonada por um velho amigo, a quem não vê há séculos. Claro, estamos às vésperas do casamento do rapaz com outra garota. Desde então, Julia moverá céus e terras para que o casamento não se consume. Comédia romântica a que só a regressão dos costumes aos níveis de 1930 ou 1940 dá atualidade. Mas seria injusto não ver em Roberts um carisma também próximo ao de estrelas dos anos 30 ou 40. No mais, ok para o gosto adolescente.

Pânico no Shopping
SBT, 22h15.
 
(Terror in the Mall). EUA, 98. Direção: Norberto Barba. Com Reb Estes, Shannon Sturges. Enchente provoca ruptura de uma represa e conseqüente desastre em shopping center. Além de lutar contra as águas, uns tantos consumidores e funcionários terão de se entender com um vilão que nem nessa hora consegue ser solidário. Barba prima pelo erro.

Intercine
Globo, 1h55.

Os filmes de hoje são o drama histórico "Rasputin" (96, de Uli Edel, com Alan Rickman e Greta Scacchi) e o policial "Uma Simples Formalidade" (93, de Giuseppe Tornatore, com Gérard Depardieu e Roman Polanski).

A Revelação
Globo, 3h50.
 
(The Crude Oasis). EUA, 95, 81 min. Direção: Alex Graves. Com Jennifer Taylor, Robert Peterson. Mulher casada e desprezada pelo marido tem pesadelos diários envolvendo um belo homem. Quando está disposta a se suicidar, passa num posto de gasolina, onde topa com o homem. É o início da revelação de uns tantos segredos. Parece que Alex Graves, também roteirista, inspirou-se no clássico "Corpos Ardentes", de Lawrence Kasdan. (PAULO SANTOS LIMA e INÁCIO ARAUJO

História ignorada

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"O Viajante" (Canal Brasil, 21h) é um filme fora de moda. Não fez sucesso nenhum. Quem quer saber da história de uma viúva com um filho deficiente mental que se apaixona por um belo caixeiro-viajante?
Tudo isso se passa em Minas -onde mais se passaria? Há paixões ardentes e tenebrosas. Pecados mais que capitais. Cachoeiras sensualíssimas. Há muitas montanhas, mas não as montanhas-russas em que consistem tantos filmes, desses que fazem cócegas nos olhos e fim.
Não há uma história que se passa. Uma história que luta para acontecer. Uma narrativa em busca da sobrevivência, estendendo-se no tempo, intensa, insana. Notável: é possivelmente o melhor filme brasileiro dos 90, mas ninguém deu bola.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Big Baranga Brasil parece uma feijoada!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.