São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Um emérito diretor de atores

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Mike Nichols é um mestre da sobrevivência em Hollywood. E não só.
Poucos sonhariam em ganhar dois Oscar de direção em seus primeiros filmes ("Quem Tem Medo de Virginia Wolf" e "A Primeira Noite de um Homem") e, quase 40 anos depois, concorrer novamente ao mesmo prêmio (por "Closer -Perto Demais").
Nichols é um diretor emérito de atores. Com a mesma maestria sabe compreender o momento que vive. Assim, em 1967, em "A Primeira Noite de um Homem" (A&E Mundo, 22h e 1h), ele percebe que os vilões têm de ser os velhos, os pais. Naquela época não se confiava em ninguém com mais de 30 anos. A simplificação das coisas é, no caso, evidente, e desde 1967 deixava-se notar. Mas a direção de atores continua, até hoje, notável.

TV ABERTA

Um Craque Animal
Record, 14h.
(Soccer Dogs - The Movie). EUA, 1999, 98 min. Direção: Tony Giglio. Com James Marshall. Time de futebol que perdeu seu melhor jogador ganha um importante: Lincoln, um cachorro.

Heróis Muito Loucos
Globo, 15h30.
(Mystery Men). EUA, 1999, 121 min. Direção: Kinka Usher. Com Ben Stiller, Claire Forlani. Grupo de super-heróis faz o que fazem super-heróis: combatem supervilões. No caso, o fazem à noite. Durante o dia, são uns fracassados.

Fugindo do Inferno
Record, 22h.
(Ofelas). Noruega, 1987, 82 min. Direção: Nils Gaup. Com Mikkel Gaup, John S. Kristensen. As dificuldades encontradas por um grupo de esquimós perseguidos por homens brancos. Filme norueguês, o que é pelo menos uma curiosidade.

Nascido para Matar
SBT, 22h30.
(Full Metal Jacket). EUA, 1987,116 min. Direção: Stanley Kubrick. Com Matthew Modine, Adam Baldin. A experiência dos soldados na Guerra do Vietnã, antes e durante o conflito. O episódio referente ao treinamento é o melhor.

Intercine
Globo, 1h45.
Para sexta, a disputa se dá entre "Linhas Cruzadas", de Diane Keaton, e "Segundas Intenções 2", de Roger Krumble.

Os Maiorais - Nos Bastidores do Sucesso
SBT, 3h30.
(The Rat Pack). EUA, 1998, 120 min. Direção: Rob Cohen. Com Ray Liotta, Joe Mantegna, Deborah Kara Unger. "Rat Pack" era o nome como era chamado o grupo de amigos composto por Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr., Joey Bishop e Peter Lawford, famosos não só por suas atividades profissionais como por ligações com a Máfia, além das aventuras envolvendo mulheres, políticos, dinheiro etc.

Beleza Roubada
Bandeirantes, 1h05.
(Stealing Beauty). Itália, França, Inglaterra, 1996, 118 min. Direção: Bernardo Bertolucci. Com Liv Tyler, Jeremy Irons. Após o suicídio da mãe, a jovem Lucy Harmon (Tyler) vai à Toscana, Itália, reencontrar familiares e conhecer seu pai. Lá, sua beleza não passará despercebida. Conto do crescimento, da difícil entrada na vida, mediada pela beleza absurda da Toscana e de Liv Tyler. Liberado dos grandes orçamentos, Bertolucci faz um de seus melhores filmes recentes.

Havana
Globo, 3h30.
(Havana). EUA, 1990, 143 min. Direção: Sidney Pollack. Com Robert Redford. Dos velhos tempos, o filme busca um desses nomes que, à simples menção, sugerem mistério (Casablanca, Marrocos, Saara). Aliás, o filme tira tudo mais dos velhos tempos, a começar pela história do jogador (Redford) que se apaixona pela mulher de um revolucionário.

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Ainda tô no Bloco do Bagaço!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.