São Paulo, quarta, 11 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

O MANDA-CHUVA
Bandeirantes, 13h05. (T.C. 2000). EUA, 1993, 95 min. Direção: T.J. Scott. Com Bolo Yeung, Jalal Merhi, Billy Banks, Bobbie Phillips. Depois que o Controlador (o líder de policiais que enfrentam malfeitores em geral) transforma uma policial numa espécie de Robocop, com os devidos superpoderes, e entende usar esses poderes para dominar o mundo, o policial Billy Blanks abandona a corporação. Junta-se a um temido lutador de rua (Yeung) e passa a combater o Controlador e sua turma.

OS PUXA-SACOS
SBT, 13h30.
(Greedy). EUA, 1994, 112 min. Direção: Jonathan Lynn. Com Michael J. Fox, Kirk Douglas. Uma pilha de parentes tenta agradar o mais possível o rico parente Kirk Douglas, à morte. Comédia sem ritmo e também tão sem graça que nem os atores se salvam.

POR AMOR OU POR DINHEIRO
Globo, 15h30.
(For Love or Money). EUA, 1993. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Michael J. Fox, Gabrielle Anwar e Anthony Higgins. Recepcionista de um hotel em Nova York faz de tudo para agradar seus hóspedes e convencer um deles a financiar seu sonho: montar um hotel. Um dia, um hóspede decide bancar sua idéia, mas o rapaz se apaixona pela namorada do novo sócio e tem de optar entre o sucesso profissional e o amor.

A FORÇA DOS ANJOS
Bandeirantes, 17h30.
(Angel Force). Hong Kong, 1987, 76 min. Direção: Bruce Lambert. Com Irene Ball, Roman Teddy, John White. Angel é a esperta policial que se infiltra no mundo do narcotráfico, a fim de capturar dois chefões. Tem a ajuda de um outro policial, o que não a impedirá de passar por momentos agitados.

KRAMER VS. KRAMER
CNT/Gazeta, 21h35.
(Kramer vs. Kramer). EUA, 1979, 105 min. Direção: Robert Benton. Com Dustin Hoffman, Meryl Streep. Melaço em que Meryl larga o marido, Dustin, com o filho. Quando o marido já se acostumou a acumular as funções de pai e mãe, ela aparece e vem exigir a guarda da criança.

KALIFORNIA, UMA JORNADA AO INFERNO
Bandeirantes, 21h40.
(Kalifornia). EUA, 1993, 118 min. Direção: Dominic Sena. Com Brad Pitt, Juliette Lewis. Casal que pretende atravessar vários Estados, fazendo um roteiro de crimes famosos, é abalroado por um ex-presidiário (Pitt) e sua namorada (Lewis). Sensacionalista, metido a artístico, tocado a poder de efeitos. Enfim, uma laboriosa fraude.

INTERCINE
Globo, 23h40.
Na quarta, será exibido um dos seguintes filmes: "Alvo Duplo" (Hong Kong, 1986, de John Woo, com Chow Yun-Fat, Leslie Cheung), "A História de James Brady" (1991, de Michael Toshiyuki Uno, com Beau Bridges, Joan Allen) e "007 Permissão para Matar" (1989, de John Glen, com Timothy Dalton, Carey Lowell).

MATA HARI
Bandeirantes, 2h15.
(Mata Hari). EUA, 1985, 103 min. Direção: Curtis Cunningham. Com Sylvia Kristel, Christopher Cazenove, Oliver Tobias. Sylvia Kristel empresta sua beleza, arrasadora, mas então já fenecente, a Mata Hari, a célebre dançarina que usava seus dons de sedução como arma de espionagem, durante a Primeira Guerra. Mas a idéia do filme não é falar de espionagem ou sedução: é só aplicar uma luz melada sobre cenários kitsch e dizer que é erotismo.

A CAÇADA
SBT, 2h30.
(The Chase). EUA, 1991, 94 min. Direção: Paul Wendkos. Com Casey Siemaszko, Ben Johnson. Policial veterano, prestes a se aposentar, lidera caçada a um fugitivo de prisão no Texas.

EXÓTICA
Globo, 2h40.
(Exotica). Canadá, 1994, 104 min. Direção: Atom Egoyam. Com Bruce Greenwood, Mia Kirshner. Um fiscal de renda completamente siderado por uma dançarina de striptease passa a chantagear um comerciante na pior, a fim de que ele sirva como elo de ligação com a garota que o fascina. Como digno filme canadense, não faltam os lances perversos, nem o estranho. Apenas a revelação da bela Mia Kirschner já valeria. Mas o talento de Egoyam é evidente (ganhou, com o filme, o prêmio da Crítica no Festival de Cannes). Inédito.
Ligue para o Folha Informações Ilustrada, 0900-78-0311, e saiba mais sobre a programação de filmes nas TVs pagas, cinema e vídeo. O serviço custa R$ 2,00/o minuto em todo o país.


TV PAGA
Homenagem à 'anã horrorosa'

da Redação

Caetano Veloso escreveu que Glauber Rocha lhe disse certa vez que o problema de Fellini era aquela "anã horrorosa".
Referia-se a Giulietta Masina, a quem o marido homenageia em "Julieta dos Espíritos" (Eurochannel, 22h), fazendo uma espécie de "Oito e Meio" no feminino e representando-a como a burguesa reprimida, às voltas com uma pesada herança católica.
E, em dado momento, essa mulher começa a soltar sua fantasia, entrando no espírito felliniano. É um filme discutido e, para muitos fãs de Fellini, um dos piores do diretor. Em todo caso, Masina será mais memorável como a prostituta de "Noites de Cabíria" ou como a Ginger de "Ginger e Fred", ambos, também, de Fellini. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.