São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

Variedade marca mostra inaugural

DA REPORTAGEM LOCAL

Diversidade é palavra-chave na cena contemporânea em artes plásticas. Apropriação de temas e personagens importantes da história da arte, o uso de suportes inusitados e diálogo com outras linguagens, como o cinema, são marcas na produção atual, todas elas presentes na Coletiva do Programa de Exposições do CCSP, aberta hoje ao público.
São 21 os selecionados entre 663 inscritos para a agenda deste ano, escolhidos pela artista Laura Vinci, o crítico Luiz Camillo Osório, a curadora Lígia Canongia e a diretora do setor de artes plásticas do CCSP, Stella Teixeira de Barros. No decorrer do ano, os 21 artistas irão se revezar em mostras individuais, mas todos comparecem na exposição de abertura da agenda de mostras do centro cultural.
Os 21 artistas escolhidos para 2004 são bastante representativos da jovem produção nacional. Vários têm participado de importantes exposições no país e no exterior, o que torna essa edição uma boa oportunidade para conhecer talentos mais vistos fora da capital paulista. É o caso dos cariocas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, já escalados para a Insite 2005, mostra trienal que ocorre nas cidades fronteiriças de San Diego (EUA) e Tijuana (México). No CCSP, Barbosa apresenta suas construções com materiais inusitados, como guarda-chuvas, martelos e pregos, enquanto Ricalde se utiliza de palavras, com sua própria escrita ou decalques.
O cearense Járed Domício é outro artista com presença no circuito nacional. Aqui ele traz fotos na qual aparece limpando o céu com uma vassoura, objeto também presente na mostra. Já Maria Cristaldi, por meio de manipulação digital, se insere em imagens com artistas como Louise Bourgeois e Marina Abramovich.
A fotografia ganha presença em trabalhos de Ding Musa, Amanda Mei e Eliana Bordin. Além de apresentar um time representativo da produção jovem na mostra, o CCSP promete outra seleção significativa, ao longo do ano, quando também serão expostos trabalhos de artistas renomados, como Rosângela Rennó, Ernesto Neto e Regina Silveira. (FC)


COLETIVA DO PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES 2004. Onde: CCSP (r. Vergueiro, 1.000, SP, tel. 0/ xx/11/3277-3611). Quando: de ter. a sex., entre as 10h e as 20h; sáb. e dom., entre as 10h e as 18h; até 11/4. Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Artes plásticas: CCSP abre exposições de 2004 mais amplo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.