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ARTES PLÁSTICAS
Museu britânico, resultado da separação do acervo da Tate Gallery, exibirá arte moderna e contemporânea
Tate Modern quer se comparar ao MoMA
RICARDO GRINBAUM
DE LONDRES
Quando a rainha da Inglaterra
entrar, hoje de manhã, no gigantesco prédio às margens do rio
Tâmisa, estará inaugurando mais
do que um novo museu.
A Tate Modern é o grande projeto cultural do Reino Unido em
muitos anos. Sua pretensão é rivalizar com o MoMA, de NY, e o
Centro Georges Pompidou, em
Paris, como o maior e mais importante museu de arte moderna
e contemporânea do mundo.
Não é à toa que os súditos da arte moderna no Reino Unido estão
eufóricos. A inauguração da Tate
Modern é um evento planejado
para marcar época. De manhã, a
abertura oficial da galeria será
transmitida ao vivo pela televisão
britânica.
À noite, uma festa deverá reunir
artistas como Madonna, Mick
Jagger, David Bowie, Johnny
Depp e Elton John.
O primeiro-ministro Tony Blair
também deverá estar lá para celebrar o que os jornais britânicos
estão chamando a nova catedral
do "cool", ou seja, do que é bom,
legal e moderno. Para Blair, a nova Tate Modern é uma peça importante na sua estratégia de
apresentar o Reino Unido como
centro de vanguarda mundial.
Separação de acervos
A Tate Modern está surgindo
como resultado da separação de
acervos da tradicional Tate Gallery. Até recentemente, a galeria
tinha duas seções: uma dedicada a
artistas britânicos e outra a obras
do século 20. Como havia pouco
espaço, só 15% deste último acervo podia ser exibido.
Com a separação dos acervos, as
coleções dos artistas do Reino
Unido, do século 16 em diante, ficaram na velha galeria, agora renomeada Tate Britain. As obras
modernas foram para a Tate Modern, instalada numa antiga usina
elétrica, numa área que está sendo
renovada, às margens do Tâmisa.
Foram gastos cerca de R$ 400
milhões na adaptação do velho
prédio, com uma bela vista para a
catedral Saint Paul, na margem
oposta do rio. O projeto, dos arquitetos suíços Jacques Herzog e
Pierre de Meuron, preservou a fachada e as turbinas da usina e
criou um ambiente limpo, de
grandes espaços vazios.
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