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Museu não segue linha do tempo
DE LONDRES
Um passeio pela nova Tate Modern, projetada pelos arquitetos
suíços Jacques Herzog e Pierre de
Meuron, deve surpreender o visitante leigo e até chocar alguns especialistas em arte mais ortodoxos. Ao contrário de outros museus de arte moderna, o Tate Modern não segue uma ordem cronológica na exposição dos quadros, esculturas e instalações.
Em frente a uma natureza morta de Cézanne, de 1893, aparece
uma pilha de caixas retangulares
de alumínio, com interior colorido de azul, do artista norte-americano Donald Judd, de 1980. Ao lado de uma pintura impressionista
de Monet, pode-se ver um desenho do artista inglês Richard
Long, da década de 90, especializado em criar obras caminhando
ou a respeito de caminhadas.
"As diferenças de estilos são
muito grandes. Como não há uma
ordem cronológica, quem não entende de arte pode ficar confuso
com as misturas que foram feitas", disse à Folha Charlotte Mullins, editora-chefe da revista de
arte britânica "Art Quaterly".
Os organizadores da Tate Modern preferiram adotar como critério de organização da galeria os
velhos gêneros artísticos da escola
francesa de pintura do século 17.
As 88 galerias da Tate Modern
estão agrupadas em torno de temas como paisagem, natureza-morta, nus e pintura histórica.
Assim, é possível encontrar obras
de um mesmo artista espalhadas
por várias partes da galeria.
"A coleção da Tate Modern é
brilhante, mas acredito que uma
das razões pelas quais eles não
adotaram a ordem tradicional é
porque eles têm falhas no acervo
modernista das décadas de 20 e de
30", diz Charlotte.
Pode-se até encontrar na galeria
quadros de Matisse, de Picasso,
de Mondrian ou de outros representantes do impressionismo, do
cubismo e de outros "ismos" do
século 20. Mas o forte mesmo da
nova galeria são obras mais recentes de artistas ingleses, como
Lucien Freud e David Hockney,
ou do irlandês Francis Bacon.
A Tate Modern tem muitos
exemplos de pinturas, esculturas,
instalações e vídeos de arte contemporânea no andar dedicado a
exposições de obras que não fazem parte do acervo permanente.
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