São Paulo, sexta-feira, 11 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música - Crítica/rock

Manics retornam ao melhor momento em novo álbum

"Send Away the Tigers" é lançado no Brasil só para download na próxima terça

DA REPORTAGEM LOCAL

Ambição e falta de vergonha na cara só fazem bem para uma banda de rock. É o caso do grupo galês Manic Street Preachers. O trio não tem o menor receio de compor música sobre a Guerra Civil Espanhola; ou de fazer show em Cuba; ou de desenhar camisetas com frases do filósofo Kierkegaard; ou de estimular os fãs a ler Sylvia Plath e a comprar discos do Guns N" Roses.
Após dois discos decepcionantes e com seus integrantes dedicados a projetos-solo, eles retornam com um álbum que relembra alguns de seus melhores momentos dos anos 90.
"Send Away the Tigers", o oitavo disco de estúdio dos Manics, acaba de sair na Europa. No Brasil, será lançado apenas para download, a partir da próxima terça-feira.
O álbum traz o grupo com uma vitalidade que estava ausente em "Know Your Enemy" (2001) e, principalmente, em "Lifeblood" (2004). Entre este último e "Send Away...", dois integrantes do trio, o vocalista e guitarrista James Dean Bradfield e o estiloso baixista Nicky Wire, lançaram discos-solo.
Os Manics, como são chamados por seus ardorosos fãs, foram das maiores bandas britânicas dos anos 90. Os primeiros discos, como "Generation Terrorists", "Gold Against the Soul", "The Holy Bible", faziam uma mistura de rock clássico e punk que os colocava à parte do britpop de Blur e Oasis. As letras envernizadas com mensagens socialistas e referências literárias, o visual exagerado (olhos pintados; saias; jaquetas militares), canções com melodias grandiosas -a idiossincrasia dos Manics possuía apelo com punks, góticos e até mauricinhos.
Uma aura mítica formou-se em torno da banda em 1995, quando ainda era um quarteto. Em fevereiro, o guitarrista e letrista Richey James Edwards desapareceu em Londres. Seu carro foi deixado em um ponto da cidade conhecido por ser uma área de suicídios.
A sombra de Edwards retorna em "Send Away...". O primeiro single, "Your Love Is Not Enough", foi inspirado nele, segundo Wire. A letra é de uma canastrice que cai bem apenas em uma canção dos Manics... A faixa-título, "Underdogs" e "Indian Summer" também valem. (THIAGO NEY)

SEND AWAY THE TIGERS
Artista:
Manic Street Preachers
Lançamento: Sony BMG (no Brasil, a partir da próxima terça, apenas para download)
Quanto: preço a definir
Cotação: bom


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica: Lanny Gordin põe guitarra a serviço das melodias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.