São Paulo, sábado, 11 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista "Barroco" festeja 35 anos com lançamento do número 19

DA REPORTAGEM LOCAL

Fundada em 1969 pelo poeta e ensaísta mineiro Affonso Ávila, a revista "Barroco" completa 35 anos e lança hoje, às 11h, na Pinacoteca (praça da Luz, 2, região central de São Paulo, tel. 0/xx/ 11/ 3229-9844), sua edição de número 19, após quatro anos sem ser publicada.
"Apesar de conhecida internacionalmente, ela nunca foi lançada fora de Minas Gerais. Foi muito valioso o apoio de José Mindlin e Nelson Aguilar", salienta Cristina Ávila, filha do fundador e diretora da publicação, que nos anos 90 sofreu a falta de patrocínio.
Com 432 páginas, a nova "Barroco" apresenta ensaios de 32 colaboradores, entre eles um estudo sobre a obra de Aleijadinho, do francês Henri Maldiney, e um texto inédito de Celso Furtado, além de ilustrações e fotografias em cores, um material dedicado ao estudo do patrimônio Barroco brasileiro e mundial.
A festa, que terá a apresentação de um documentário sobre a história da revista e palestra do professor Benedito Lima de Toledo, marca a renovação do interesse pelo tema, com novos pesquisadores, entre eles Ronaldo Bastos.


Texto Anterior: Livro inaugura selo de clássicos do século 20
Próximo Texto: Livros - Contos: Narrativas retomam os seres fragilizados de Henry James
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.