São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Astérix e Cleópatra
Record, 12h30.
(Astérix et Cleopatre). França/ Bélgica, 1968. Direção: René Goscinny, Lee Payant. Desenho animado baseado nos célebres personagens criados por Uderzo e Goscinny. Aqui, Astérix e seus amigos ajudam Cleópatra a construir um palácio em tempo recorde, só para humilhar César e os romanos. Boa diversão.

A Fantástica Fábrica de Chocolate
SBT, 15h15.
(Willie Wonka & the Chocolate Factory). EUA, 1971, 100 min. Direção: Mel Stuart. Com Gene Wilder, Jack Albertson. Menino pobre se entope de chocolates em busca de barra premiada, que dá direito a visitar uma mítica fábrica de doces. Veterano de todas as sessões da tarde, ainda prende a atenção da garotada. O filme é baseado em livro de Roald Dahl, que também é co-roteirista. Isso o ajuda a superar as limitações de seu ator principal. No mais, não precisa nada além do título: só com ele, a garotada já começa a babar.

Coração de Papel
Globo, 15h25.
(The Paper Brigade). EUA, 1996. Direção: Blair Treu. Com Robert Englund, Kyle Howard. Jovem começa a se acostumar com sua nova cidade quando se apaixona por uma garota. A fim de poder levá-la a um show de rock, ele começa a trabalhar como entregador de jornais. O trabalho e as novas amizades ajudam-no a adquirir uma compreensão mais madura da vida.

Intercine
Globo, 1h55.
A emissora exibe o mais votado pelos tespectadores entre "O Rio das Almas Perdidas" (1954, de Otto Preminger, com Robert Mitchum, Marilyn Monroe, Rory Calhoun) e o drama "Crise de Consciência" (1984, de Glenn Jordan, com Jack Lemmon, Zelijko Ivanek).

A Garota dos Meus Sonhos
Globo, 3h40
(Round Trip to Haven). EUA, 1991. Direção: Alan Roberts. Com Corey Feldman, Zach Galligan, Julie McCullough, Rowanne Brewer, Ray S. Larry (Feldman), com a ajuda de seu primo Steve (Galligan), decide roubar por um dia um belo automóvel Rolls Royce para atrair a atenção de uma linda modelo (McCullough). A dupla, no entanto, não sabe que o carro estava sendo usado por um perigoso gangster para esconder uma fortuna em dólares roubados. Comédia.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Os males da guerra para os apaches

Nos anos 60, alguns pioneiros passaram a meditar sobre o significado da guerra aos índios no século 19.
John Ford o fez tratando dos cheynnes. Raoul Walsh ficou com os apaches em seu último filme, "Um Clarim ao Longe" (Cinemax, 5h), de 1963.
Existem dois movimentos: um, o da cavalaria, soldados e pequenos oficiais, perseguindo os índios (por volta de 1860). Outro, o dos militares e políticos que fazem da guerra um pretexto para pôr em marcha objetivos pessoais.
Walsh equilibra-se entre os dois registros, o do campo de batalha -em que sempre foi um especialista- e o do jogo político lateral. Não é um de seus maiores filmes, mas é um canto de cisne que merecia horário melhor.
(INÁCIO ARAUJO)

"GÊNIO"

Da Vinci ganha biografia no GNT
A vida do pintor, escritor, engenheiro, escultor, arquiteto e cientista italiano Leonardo Da Vinci é contada no especial "Gênio" (GNT, 23h20). Um dos maiores nomes do Renascimento, ele ficou famoso, além de suas obras de arte, por estudos de anatomia e projetos como o de um helicóptero e do primeiro pára-quedas.




Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Medo das Farcs! Mauro Silva desfarca Selecinha!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.