São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Patinho Feio
SBT, 14h.

(The Ugly Duckling). EUA, 1997. Direção: David Elvin, Matin Gates. Com Paul Panting, Imelda Staunton, Hugh Laurie. A fábula do Patinho Feio, bem conhecida, diz respeito ao filhote de pata que destoa de seus irmãos pela feiúra. O desprezo e a infelicidade serão seu destino. Ao menos até o dia em que desabrocha e se mostra sob outra luz. Obscuríssimo.

Débi e Lóide - Dois Idiotas em Apuros
Globo, 15h30.

(Dumb & Dumber). EUA, 1995, 110 min. Direção: Peter Farrelly. Com Jim Carrey, Jeff Daniels, Lauren Holly. Carrey faz um idiota que se apaixona por uma mulher. Em companhia de Daniels, outro tonto, empenha-se em encontrar essa mulher, partindo para uma longa viagem. Recebido como um filme idiota, talvez por causa de seu título, seria justo observar a quantidade de gags de primeira linha ali encontráveis, além da presença de Carrey.

Melhor É Impossível
Record, 22h.

(As Good as It Gets). EUA, 1997, 138 min. Direção: James L. Brooks. Com Jack Nicholson, Helen Hunt, Greg Kinnear. Um escritor neurótico, que tem por esporte humilhar quem cruza seu caminho, uma garçonete cujo filho sofre de doença crônica e um artista homossexual em crise com os pais se unem em viagem de autodescobrimento.

Anjos Rebeldes 2
Bandeirantes, 22h.

(The Prophecy 2). EUA, 1998, 104 min. Direção: Greg Spence. Com Christopher Walken, Russel Wong, Jennifer Beals. Sequência de curioso filme em que a guerra dos anjos rebeldes, envolvendo o arcanjo Gabriel (Walken), descrita na Bíblia, aqui se torna bem humana, ou pelo menos envolve os humanos profundamente. Terror só para fãs.

Estes Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras
Bandeirantes, 1h30.

(Those Magnificent Men in Their Flying Machines). EUA, 1965, 132 min. Direção: Ken Annakin. Com Stuart Whitman, Sarah Miles, Alberto Sordi, James Fox. Nos anos 10 do século passado, aviadores se empenham em uma corrida aérea entre Londres e Paris. O filme se inspira em um similar de Blake Edwards, onde a questão era uma corrida de automóveis. A diferença é que Edwards tem muito talento, e Annakin, não.

Darkman 2 - O Retorno de Durant
SBT, 2h.

(Darkman 2: Return of Durant). EUA, 1994. Direção: Bradford May. Com Larry Drake, Kim Delaney. O cientista Paiton Westlake, desfigurado e tornado praticamente indestrutível durante atentado no primeiro filme da série, tem de deixar seu esconderijo quando o vilão Durant volta à ativa e mata um amigo do herói.

Intercine
Globo, 2h.

Vai ao ar hoje na sessão interativa da emissora o escolhido pelos telespectadores-votantes entre "Um Estranho no Espelho" (EUA, 1992, direção de Charles Jarrott, com Christopher Plummer, Perry King, Lori Loughlin) e "Fúria Sangrenta" (EUA, 1991, direção de Dick Lowry, com Rod Steiger, Michael Gross, Gary Basaraba).

Conspiração na Rússia
Globo, 3h40.

(Back in the URSS). EUA, 1992, 87 min. Direção: Deran Sarafian. Com Frank Whaley, Natalya Negoda, Roman Polanski. Na Moscou da Perestroika, jovem turista americano (Whaley) é acusado de roubar precioso livro de ícones de um museu. Se a embaixada dos EUA se omite, em compensação ele terá a ajuda providencial da bela Negoda (não é pouco) e de um contrabandista (Polanski) com intenções bastante ambíguas. Pouco a esperar de Deran, filho pouco talentoso do notável Richard C. Sarafian.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Onde "Bang Bang" faz sentido?

"Bang Bang" (Canal Brasil, 23h30) é um desses filmes que se pode ver de duas maneiras: ou para entender tudo o que está lá dentro -e fazer uma tese universitária alentada- ou para se deixar carregar pelas imagens, pelo humor, pelo horror, pelo sentimento de perplexidade que o filme de Andrea Tonacci partilha com seu espectador.
Das explosões de boçalidade às atividades de seres sinistros, passando pelo "Planeta dos Macacos", podemos nos perguntar que sentido faz tudo isso. Mas não é muito outra a pergunta que se faz quem está dentro da tela.
Quem não se indagar sobre o significado das imagens talvez se deixe mais facilmente arrastar por elas. Ou, como queria Artaud: sentido dado é sentido morto. (INÁCIO ARAUJO)

BIOGRAFIA

Film & Arts mostra turnê de Gilberto Gil e conta história do músico

O programa "Perfil Brasil" de hoje (Film & Arts, 20h) acompanha a viagem de Gilberto Gil a Buenos Aires, onde apresentou, ao lado de Milton Nascimento, o show "Gil e Milton".
Além de trechos do espetáculo, a atração traz entrevista com o cantor, compositor e instrumentista baiano, que fala de sua carreira e das mudanças ocorridas em sua música ao longo dos anos, desde o tropicalismo.
Gil ainda conta como ocorreu o encontro com Milton e a decisão de trabalharem juntos.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Temos de privatizar o William Bonner!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.