UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Novela "se apaixona" pelo cinema nacional

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Tony Ramos disse que "Nelson Freire", documentário de João Moreira Salles, é "uma obra-prima".
Carolina Dieckmann e Erik Marmo combinaram de assistir a "O Homem que Copiava", de Jorge Furtado. Aliás, "um dos melhores filmes" já vistos por Júlia Almeida.
Os comentários sobre os filmes nacionais foram ao ar nos capítulos de "Mulheres Apaixonadas" exibidos pela Globo em 27 de junho e 1º de julho.
A audiência da novela de Manoel Carlos nesses dias foi de 47 e 50 pontos, respectivamente (cada ponto equivale a 48,5 mil domicílios na Grande São Paulo). O autor afirma que sua decisão de promover o cinema nacional não tem relação com as estratégias da Globo Filmes (braço cinematográfico das Organizações Globo), co-produtora do longa de Furtado.
"Trata-se apenas da minha opinião, que coloco na boca dos meus personagens. Assisti aos filmes em cópias em VHS, que pedi aos diretores, já que não tenho tempo de ir ao cinema enquanto escrevo novela. As opiniões, repito, são exclusivamente minhas, mas aceito sugestões", disse à Folha, por e-mail.

DA COR DO BRASIL
A Primeira Grande Semana do Novo Cine Brasileiro ocorre em Buenos Aires, no Village Recoletta, de 7 a 13 de agosto. Os argentinos esperam a presença de diretores e elenco. Participam 13 filmes, entre eles os inéditos aqui "Amarelo Manga" (Cláudio Assis) e "O Homem do Ano" (José Henrique Fonseca).

CONEXÃO FRANÇA
Humberto Mauro é o homenageado (com retrospectiva) do 25º Festival dos Três Continentes (África, América Latina e Ásia), que será realizado de 25 de novembro a 2 de dezembro, em Nantes (França).

RUMO AO OSCAR 1
Sai no dia 17 de setembro o nome do filme brasileiro que o Brasil indicará para concorrer ao Oscar de 2004. A Academia de Hollywood recebe as inscrições a melhor filme estrangeiro até 1º de outubro. 87 países foram convidados a participar da peneira que seleciona os cinco finalistas.

RUMO AO OSCAR 2
O MinC define na semana que vem os nomes da comissão de especialistas que escolherá o candidato oficial brasileiro. "Como sempre se faz neste governo, vamos ter pessoas fora do eixo Rio-São Paulo", avisa Orlando Senna, secretário do audiovisual.

MEMÓRIA
A Cinemateca Brasileira prepara para o próximo dia 19 homenagem aos criadores de "Vigilante Rodoviário", pioneira série produzida dos anos 60. Feita como cinema, mas para exibição na TV, foi sucesso popular tanto na telinha quanto na telona.


Texto Anterior: O Crime do Padre Amaro
Próximo Texto: Artes cênicas: Pela primeira vez, Avignon é cancelado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.