UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda também serve aos olhos

DO COLUNISTA DA FOLHA

E o Electric Six também é para os seus olhos. Como se não bastassem os vídeos regulares da banda para "Danger! High Voltage" e "Gay Bar", desses que dá até para passar na MTV, a internet ainda provê os fãs da banda com duas versões espetaculares para a segunda delas, "Gay Bar".
O clipe "normal" do engraçado hit que pede por uma guerra nuclear declarada de dentro de uma boate gay traz como personagem principal uma caricatura do ex-presidente americano Abraham Lincoln, em várias poses, trajes (e não trajes) e cantando a letra absurda da música.
A primeira das versões alternativas também caçoa da política americana. E, quando surgiu, no final de março, era atualíssima. Tomaram o discurso que George W. Bush e seu aliado Tony Blair proferiram nos Açores (Portugal) para legitimar a invasão ao Iraque e botaram os dois líderes para cantar "Gay Bar".
A montagem, que se diz pirata mas que parece ser obra da banda, é bem engraçada. E dá para ver no site www.gaybetamax.co.uk nas versões quicktime e flash6. A edição que sincroniza o movimento da boca do presidente americano e do premier inglês com a letra escrachada de "Gay Bar" é primorosa.
Já o site inglês de animações virtuais Rathergood, que ganhou fama virtual no mundo da música independente por criar vídeos alternativos para hits do momento, também aprontou com a música do Electric Six.
Na "leitura" de "Gay Bar". utilizam gatinhos malucos alados ou vestidos com armaduras vikings para interpretar a saga da boate gay criada por Dick Valentine. A "Gay Bar" felina e absurda está no www.rathergood.com. O site e as sátiras que misturam gatos ao que há de destaque na música pop leva a assinatura de Joel Veitch.
O Rathergood virou fama depois que criou clipes alternativos para músicas de outra banda de Detroit, o White Stripes, e para a australiana The Vines.
Na página de Veitch ainda é possível assistir seus gatos tocando e cantando "Fell in Love with a Girl" (White Stripes) e "Outtathaway" (Vines). O Rathergood traz vídeos, animações e games que não perdoam nem Elvis Presley e Beatles. (LR)


Texto Anterior: Trapalhões do rock
Próximo Texto: Rock: "Música de Trabalho" retrata "luta" indie
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.