São Paulo, segunda, 11 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE
Espaço com nome do escritor começa a funcionar com apresentação única hoje de "O Semelhante"
Amado abre teatro e agradece 'solidariedade'

DENISE MOTA
enviada especial a Salvador

O escritor Jorge Amado comemorou 85 anos ontem rodeado por parentes e velhos amigos.
Em um almoço discreto, o escritor reuniu, na casa em que mora há 33 anos, no bairro Rio Vermelho, os artistas Calasans Neto, Carybé e Carlos Bastos, Heloísa Ramos, viúva do escritor Graciliano Ramos, e a filha Paloma, além do irmão James e da sobrinha Fernanda Amado.
Também compareceram os escritores Jorge Calmon, Guido Guerra e Wilson Lins.
O prato principal da ocasião, definido pela mulher de Amado, a escritora Zélia Gattai, foi paella.
"Almoços são sempre excelentes idéias. Gosto de estar com meus amigos, assim como gosto de escrever, embora sem tanto entusiasmo agora", disse Amado.
Anteontem, cercado por admiradores e conduzido pela inseparável Zélia, o escritor inaugurou um teatro que leva seu nome, em Pituba (bairro de Salvador).
Entre os presentes estavam Paloma, Carybé, Calasans Neto (leia texto nesta página) e o secretário de Cultura e Turismo da Bahia, Paulo Gaudêncio.
Falando baixinho, mas bem-humorado, Jorge Amado afirmou estar "sempre disposto a colaborar com a criação de novos centros culturais" e agradeceu, em seu rápido discurso, às pessoas presentes, que levaram "amizade, solidariedade e amor".
Um bolo dedicado ao escritor foi levado ao seu encontro, no meio da platéia. Em texto escrito na cobertura, "as Gabrielas, Tietas e os jubiabás" saudavam "o velho marinheiro".
Sobre a homenagem, o escritor disse estar feliz, embora sinta que está "caminhando para o fim".
Aberto ao público a partir de hoje, o teatro tem sistema de compra de ingressos antecipados, com pacotes semestrais ou anuais de todos os espetáculos programados.
Hoje, em apresentação única, Elisa Lucinda mostra "O Semelhante", às 20h. Denise Stocklos se apresenta entre os dias 15 e 21 de setembro com "Manhã É Quando Estou Acordada e Há uma Aurora em Mim".

Teatro Jorge Amado - av. Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba, Salvador - Bahia; tel. 071/345-5888, fax. 071/345-1969; na Internet: tja@uecnet.com.br Quanto: R$ 20 e R$ 10 (estudantes)


A jornalista Denise Mota viajou a convite da produção do teatro


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.