São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOITE ILUSTRADA
Música, cuspe, festa e fritura na noite de São Paulo

ERIKA PALOMINO

MUSIC makes the people come together. É isso aí, a Madonna está certa. Incrível. A música é tipo incrível mesmo, e o clipe é maravilhoso. Para quem achava que a fofa ia dar uma estagnada, ela volta com tudo. Meio p-funk mesmo, com aquele vocoder tipo Zapp, a produção do francês Mirwais trouxe filtros e uma modernidade francesa, chique e cativante ao mesmo tempo. Luxo. O clipe é fervido, animado, sexy e fashion como gostaríamos que fosse. Eu tentei ver ontem o dia todo na Internet e não consegui (por que o "Fantástico" fez aquele forfait de não passar inteiro?). Mas, em compensação, consegui ouvir o remix do Deep Dish para "Music", que também é luxo, mais rápido, claro, muito bacana. Madonna reina, de novo. Eu vi também este fim-de-semana na TV o clipe novo da Janet Jackson, futurismo japonês total, adolescente e também fashion até dizer chega. É outra estética dominante no mundo das imagens, dê uma olhada.

E o outro assunto da semana foi o cuspe no Sasha. Hã? Isso mesmo: algum tosco subiu na passarela sobre a pista de dança da BASE, na festa do Sirena com o DJ inglês e "tuff", cuspiu lá de cima sobre um disco do cara. Coisa feia, né? Uma vergonha. Sasha xingou: "Fucking bastard", e continuou tocando, no maior bom humor, ajudado por uma garrafona de vodca que detonou quase sozinho. De lá ele saiu direto para o aeroporto, prosseguindo sua turnê pela América do Sul. Nem todo mundo gostou. A maior parte do povo esperava, como se diz, a bombadeira da pista original de Maresias, mas Sasha tocou mais leve. Especialista em Sasha, Henrique Cury conta que o DJ não foi "nada comercial". "Tocou superforte, progressivo, ritmado, quase sem nenhuma melodia." Henrique acha que o set de Sasha tem de ouvir inteiro, com começo, meio e fim, e quem pega do meio nunca gosta. O final, às 6 e pouco, foi com um remix do Underworld. Muita gente reclamou também do calor, de um povo do além, de desconforto. E do cuspe, claro, uma vergonha mesmo. Nota zero para o quesito culto ao DJ. Quem quiser ler uma entrevistinha de Sasha dada ao Henrique pode conferir o site www. artenet.com.br, na seção "ArteTech".

E a galeria Ouro Fino também esteve em festa neste fim-de-semana, com o aniversário do Raul, do Mundorama, em seu apartamento na Consolação. Foi uma verdadeira maratona clubber. Começou às 21h de sábado, somente para conhecidos, amigos do trabalho e tal, com a DJ Mitiko. Lá pelas 3h, começaram a chegar "os amigos", tipo Marcelo Hirata, Gil Barbara, Alessandro Tierni, Valerinha, Renato Lopes e, ainda, a Valéria, que chegou da Bahia de surpresa. Às 7h começaram a chegar os integrantes da "família": Adriana Recchi, Marina Dias, Flavia, Vivi, Luma, Glaucia, Paula... Todos os DJs que foram deram uma canja em algum momento. A festa rolou em clima de cooperativa, todo mundo dividiu os custos do aluguel da picape, todo mundo levou bebida e todo mundo ajudava na limpeza. Cacá Palito Guglielmo levou vídeos de desenhos japoneses para o povo ver no quarto, derretendo. Números: 40 litros de água, 6 sacos de lixo de cem litros, 120 pessoas ao todo, 12 horas de festa, um quarto, fora a sala. Dançou-se no banheiro, conversava-se na cozinha. O povo realmente sabe se divertir.

E chegam relatos de Ibiza, pegando fogo. Pode ir. As revistas apontam o trance por toda parte, mas alguns leitores escreveram de lá dizendo que a house está luxo. O look fashion inclui, além do obrigatório chapéu vaqueiro bem estreito e com todo tipo de estampa, "python" total. O hype é a cobra. As estampas de animal em geral também rolam, em roupas e acessórios. Diz que em Ibiza também os óculos degradê reinam. O bracelete largo de couro é o acessório oficial, unissex. Os mais animados usam um corte de cabelo meio "xororó" com máquina zero acima da testa e costeleta, aumentando gradativamente até a parte de trás, chegando mais para baixo possível, se der, até a cintura. A cara de Ibiza, né? Diz que tem uns bofes que ficam com "post-it" no peito, com mensagem, que idéia!

ALÉM de Ibiza, também Barcelona queima. "Barna é uma bomba", disse um leitor, inflamado, traduzindo "it's the bomb". Diz que os after-hours de house estão absurdos, tem até after de after: de 11h até 16h -e ainda tem um que começa às 16h! Segundo essa fonte, o melhor é o Le Soleil, em plena Vila Olímpica, com entrada pela praia. Que tal?

QUE curvas brasileiras que nada. Um leitor da revista "Vogue" americana, de Nova York, escreveu para a publicação reclamando que nenhuma das modelos da famosa reportagem "Blame It on Rio" (com todas as Brazilian girls e ainda Paulo Zulu) têm o "bumbum protuberante reverenciado pelos brasileiros e por muitos outros".

POIS é. Mas todas as curvas da brasileiríssima Fernanda Tavares estarão na nova campanha da Forum, que fez, sim, o trabalho com ela. Para quem não lembra, Fernanda foi a protagonista da "questão da celulite", implodida no último MorumbiFashion, e as más línguas diziam que, por conta do falatório do mal, a modelo teria perdido a campanha. De jeito algum -e a sensualidade latente de Fernanda ainda deixou boquiabertos tanto o fotógrafo Steven Klein quanto o diretor de arte Giovanni Bianco, que coordenou a sessão.

E, por falar em Forum, a marca aposta pesado nessa estação. Prepara para setembro a reinauguração de sua loja na Oscar Freire, com um adendo: serão duas entradas, uma ali, para o feminino, e uma pela Bela Cintra, masculina. A grife de Tufi Duek adquiriu o espaço onde antes funcionou o Piola, ali ao lado, e fez um "L" por dentro, com projeto de Isay Weinfeld. A intenção do arquiteto foi misturar referências e materiais brasileiros com uma linguagem de design cosmopolita, como na parede de taipa com bancos de madeira maciça e tapete de retalhos. O resultado total fica com o absurdo tamanho de 1.200 m 2 e será o principal ponto de visibilidade da marca no país.

E a Oscar Freire está com tantas novidades, cheia de "flags" e reformas por ali. Mais legal.

FINALMENTE a Tommy Hilfiger, que também tem loja na Oscar Freire, vai festejar em São Paulo. Para celebrar o primeiro ano de atividades da marca no Brasil, a marca junta 350 convidados para uma festa fechada dia 31 de agosto, no Lounge, com tudo made in USA (velas, vasos, acessórios), menos o DJ, Felipe Venancio. Quem convida são Betty Prado e Soninha Gonçalves.

QUER escrever sobre moda e não sabe como começar? O Senac vai ministrar, a partir de terça e até dia 31, um curso de Criação de Textos de Moda com a professora Rosana Preciosa, mestre em Teoria da Literatura pela UFRJ. Info: 0/xx/11/3865-4888. Se joga. O Senac recebe também dia 31 a americana Valerie Steele, falando sobre fetiche e sexo, especialidade da autora da bíblia "Fetiche". Valerie é uma das melhores pensadoras e pesquisadoras de moda do momento.

FIQUE de olho no nome: Alexandre Roux. Recém-formado na Saint Martins, de Londres, ele é o novo assistente de John Galliano na Dior.

E uma nova marca de maquiagem atende ao público jovem, teen e clubber ao mesmo tempo. É a simpática Contém 1g, que comercializa produtos para venda direta (0800-126666) ou pelo site www.contem.com.br. São um amor especialmente as coisinhas com glitter e as sombras de tons pastel.

QUER tentar? O DJ americano Juan Atkins toca na rave Hypnotic, no espaço Fazendinha (km 314 da rodovia Régis Bittencourt), sexta que vem.

E já tem data também a Parada da Paz 2000: será dia 26 de novembro. O trajeto é o mesmo do ano passado, pela República do Líbano, mas não pára em frente à Assembléia Legislativa, e sim num terreno, para evitar o babadex da versão anterior.

TODO final de semana, sexta e sábado, de 22h à meia-noite, a rádio Transamérica (100,1 MHz) põe no ar o programa do clube inglês Ministry of Sound. Junto com sets de DJs como Roger Sanchez, Bob Sinclair, David Morales, entre outros, eles chamam também brasileiros para tocar um pouquinho e dar entrevista.

E , em Londres, Marky toca hoje no superclube Home e amanhã com Pure Science.

ENTÃO chama Digital Club o novo clube do empresário Sergio Kalil (BASE/DIESEL). Abre dia 25 de agosto para convidados.

O Pix reabre então neste fim-de-semana com os novos discos ingleses do DJ André Juliani. André toca também como convidado do after Lov.e in Paradise, na madrugada de sábado para domingo, quando tocam também os simpáticos franceses (existe, tá vendo?) da loja Basement Traxx, perto do Rex, em Paris. De férias, eles circulam bem interessados pela noite de São Paulo. E, corrigindo, me disseram lá no Botechno que não são, não, do programa de rádio, conforme publicado aqui semana passada. No mesmo Lov.e, terça, tem pocket-show de Hugo Casarini e Natalia Barros, mais o som dos portugueses do Lisboa Vice. Diz que terça passada estava tão cheio que parecia sábado, e todo mundo foi para lá depois da festa fina da nova L'Equipe.

E enquanto planeja a próxima edição da revista "Big", Denise Mauler assume a diretoria de comunicação da TV Cultura.

E o povo tranceiro da Klatu Barada Nikto, Psycho Garden e Rave On está organizando a próxima Earthdance em São Paulo, dias 12,13,14 e 15 de outubro. A idéia é realizar um evento cultural comunitário, e não só uma grande rave. Eles convidam quem quiser participar pelos e-mails: Rave On - info@raveon.com.br; Psycho Garden frydelic@terra.com.br; Klatu Barada Nikto daimetribe@hotmail.com. Veja também no http://www.raveon.com.br/earthdance ou http://welcome.to/earthdance.

JULIAN Liberator, do clã Liberator, claro, é o convidado do after do clube Manga Rosa, na madrugada de sexta para sábado, a partir de 3h. Tomara que desta vez todo mundo seja bem tratado na porta, né? O fato de o clube ser pequeno, encher cedo, e os modos dos seguranças da entrada geram queixas comuns dos frequentadores.

O designer Muti Randolph, que fez o interior da U-Turn, cria no momento o projeto para a nova casa de Angelo Leuzzi em Ipanema, no famosérrimo ponto da Barão com a Joana. Muti também agradou ao diretor de arte Stephan Gan, da "Visionaire", que vai publicar no filhote "V" um dos trabalhos do designer.

E Mau Mau avisa: tem gente entrando em salas de bate-papo por aí com o nome do DJ, marcando compromissos absurdos. Mau Mau manda dizer que não tem tempo para chats e que não costuma fechar datas pela Web. Aproveito para dizer que eu também não tenho tempo de entrar em salas de bate-papo, já que cansaram de me falar que viram meu nome por aí. Mau Mau toca amanhã no Stereo (al. Olga, 168, atrás do Memorial da América Latina).

E, para quem pensa que o hype dos anos 80 se limita às noites de quarta-feira no Stereo, a Penha recebe amanhã a festa Autobahn, que já existe há sete anos, cultuando a década que volta na moda, na música e no dinheiro -a última parte só nos Estados Unidos, claro! A festa será à r. Capitão Avelino Carneiro, 359.

CARIOCAS e fluminenses têm rave amanhã, do clube Bunker, a Bunker Drops, que desta vez acontece em Niterói. Serão três "lonas" (as arenas do Rio, talvez), uma de tecno e house, uma de breakbeat, trance e rock, outra de drum'n'bass. Quem animar depois pode se jogar para um after no Barmen Club (r. Belford Roxo, 58), do povo das extintas festas na praia. Começa às 4h30 e segue até o meio-dia, com André Lima, Rodrigo e Saduh. E, na semana que vem, a cidade recebe o Stereolab na festa do festival Algumas Pessoas Ainda Tentam..., no Cine Íris.

E , para quem não conseguiu ver o vídeo da Madonna e estará no Rio semana que vem, Fabinho Demente lança em festa o single da fofa e vai exibir também o clipe. Prepare seu chapéu de cowboy, que o tema é esse, como Madonna em si, propriamente dita, no clipe. Fabinho esteve em São Paulo na semana passada, fez chill-in e tudo, foi ver o Sasha e voltou.

CD da semana: o disco de remixes do Kid Loco, aquele com as meninas nuas na capa azul. Mágico.

E-mail - palomino@uol.com.br


Texto Anterior: "Odisséia" revê teatro nacional no Ágora
Próximo Texto: Livro/Lançamentos: "Morcegos Negros" reúne trupe de Collor em policial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.