São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Açaí
Fruto do açaizeiro, palmeira que habita terrenos úmidos e dá ótimo palmito, o açaí é esférico, pequeno e tem um caroço duro, envolvido por polpa arroxeada. A partir dele, prepara-se um suco muito comum no Pará.

Jambu
Erva de largo uso no Pará, onde entra na composição de vários pratos típicos. Ao ser mastigada, provoca um leve tremor e dormência nos lábios e na língua. Talvez por isso seja apontada como afrodisíaco.

Macaxeira
Também chamada macaxera, aipim e mandioca-doce, sua raiz não contém substância tóxica. Os tubérculos podem ser assados, cozidos ou fritos. O purê de macaxeira é de sabor inigualável.

Pirarucu
Considerado o "bacalhau brasileiro", é um peixe de água doce que vive no Amazonas e seus afluentes. Sua pesca se dá principalmente em setembro e outubro. Chega a pesar até 100 kg e sua carne é saborosíssima e de grande valor comercial.

Tapioca
É uma espécie de goma, substância pegajosa, branca, translúcida e insípida que tem propriedades colantes. Goma é a denominação dada ao amido que se obtém da mandioca.

Tucupi
Sumo de coloração amarela extraído da raiz da mandioca, que, depois de ralada, é espremida no tipiti -prensa cilíndrica indígena. Deve ser bem cozido para perder a toxidez. É um caldo apreciadíssimo na cozinha paraense.


Texto Anterior: Gastronomia: Livro embala a cozinha amazônica em arte
Próximo Texto: Onde comer
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.