São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALTERNATIVO

Free Jazz Project quer ser vitrine

CLAUDIA ASSEF
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Com o respaldo do Free Jazz Festival, o Free Jazz Project, que começou quinta no Rio, pretende ser uma vitrine para bandas novas e artistas "alternativos".
O irmão menor e mais rebelde do Free Jazz abriu anteontem com shows de bandas desconhecidas (Anícia Mess e Berimbrown) tocando sob uma enorme tenda montada na Marina da Glória, estacionamento de barcos que hoje abriga vários eventos descolados do Rio.
A noite, que atraiu cerca de 1.600 pessoas, terminou com show dos pernambucanos da Nação Zumbi.
O perfil "alternativo", porém, ficou só por conta das atrações. A organização do festival seguiu a mesma linha das bem-estruturadas baladas do Free Jazz.
Segundo seu criador, Bruno Levinson, 33, mentor também do guerreiro festival Humaitá pra Peixe, a idéia era criar um evento que unisse novidade e qualidade. "Não acho que shows alternativos tenham de ser esculhambados. As bandas e o público com esse perfil também merecem conforto", diz Levinson. "O legal é canalizar a energia de quem está começando para chegar a algo inovador."
Depois do Rio, o Free Jazz Project passará por Curitiba (nos dias 21 e 22 de agosto), Porto Alegre (30 e 31 de agosto) e São Paulo (nos dias 4, 5 e 6 de setembro).
Em cada parada, o Free Jazz Project mudará os artistas da programação. "Assim, poderemos dar espaço a bandas locais", afirma o organizador.
Hoje, a festa na Marina terá as bandas Matanza, do Rio, Pau de Dá em Doido, de João Pessoa, e os eletrônicos DJ Dolores e Otto.


A jornalista Claudia Assef viajou a convite da organização do festival

FREE JAZZ PROJECT - Onde: Marina da Glória (av. Infante Dom Henrique, s/nš, Rio), a partir das 21h30. Quanto: de R$ 10 (estudantes) a R$ 20. Na internet: www.freejazzproject.com.br




Texto Anterior: Nos EUA: Cruise e Kidman se evitam em première
Próximo Texto: Drauzio Varella: A alergia do isolamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.