UOL


São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Justiça favorece SBT por futebol paulista


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O SBT terá o direito de preferência na disputa com a Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Paulista de 2004. Assim, poderá cobrir as ofertas financeiras da rival, que tinha esse privilégio até o ano passado.
O SBT conquistou o direito de preferência após o juiz Manoel Justino Bezerra Filho, da 29ª Vara Cível de São Paulo, extinguir, há um mês, a ação em que a Globo exigia o direito de assinar contrato com a Federação Paulista de Futebol (FPF) pelo Paulista-03.
O juiz decidiu que "não há qualquer razão para a formalização de instrumento contratual" por um "campeonato já encerrado" (em março) e rejeitou argumento da Globo de que o precesso deveria ter andamento para discutir a preferência pelo torneio de 2004.
Assim, como a Globo não teve contrato com a FPF em 2003, passa a valer o do SBT, que lhe dá preferência sobre o de 2004.
No início deste ano, Globo e SBT travaram uma "guerra de liminares" pelo Paulista-03, que acabou sendo exibido pelas duas. Em novembro, a FPF assinou contrato com o SBT. A Globo tinha até 27 de dezembro para manifestar a preferência, mas a FPF argumenta ela só o fez depois.
Na última sexta, o SBT iniciou as negociações pelo Paulista-04. O superintendente Guilherme Stoliar almoçou com Eduardo José Farah, ex-presidente da FPF. Nesta semana, deve se reunir com a diretoria da entidade.

OUTRO CANAL

Na contramão 1 Sem alarde, o canal de TV na internet AllTV (www.alltv.com.br) exibiu na quinta e na sexta trechos do documentário "Beyond Citizen Kane" ("Muito Além de Cidadão Kane"), produzido há dez anos por Simon Hartog para a TV britânica Channel Four, e que mostra a relação do jornalista Roberto Marinho (e da Globo) com o regime militar.

Na contramão 2 Desde 1993, o documentário está proibido pela Justiça de ser exibido no Brasil. Mesmo assim, a AllTV promete hoje, às 18h, um compacto de 40 minutos, abordando o caso Proconsult, a cobertura das Diretas Já e a edição do debate entre Lula e Collor, em 1989. O vídeo proibido também está no site "Telejornalismo em Close" (http://caid.sites.uol.com.br/index_citizenkane.htm).

Coroa 1 A família real brasileira, quem diria, vai parar no "Linha Direta", programa policial da Globo. O próximo especial "Justiça", irá tratar do caso "Fera de Macabu", sobre um rico fazendeiro condenado à morte, para muitos injustamente, pela chacina de oito pessoas de uma mesma família, em meados do século 19.

Coroa 2 No programa, que vai ao ar no final deste mês, dom Pedro Bourbon de Orleans e Bragança, tetraneto de dom Pedro 2º, fala sobre o arrependimento do imperador por não ter evitado o enforcamento _que levou à abolição da pena de morte no país.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.