UOL


São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Grupo da nova cena de Nova York, liderado por vocalista latino, desafia gravadoras ao oferecer MP3 em seu próprio CD

Elefant chega para incomodar a indústria

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Um Elefant tem incomodado muita gente na cena roqueira americana. Incomodado e entusiasmado. A novíssima banda nova-iorquina Elefant (sim, mais uma novíssima banda nova-iorquina) está virando "o" assunto do rock não só pelo glamouroso som que moderniza Cure, David Bowie e Smiths e reafirma a era romântica do pop de NY.
O recente lançamento do primeiro álbum, "Sunlight Makes me Paranoid", e a estréia na MTV dos EUA do lindíssimo e estiloso clipe "Now that I Miss Her", entusiasma a cena independente americana porque seu líder é o tipaço Diego Garcia... argentino.
O disco incomoda a poderosa união das gravadoras dos EUA, a RIAA. Na capa de "Sunlight Makes me Paranoid" (Kemado Records, importado) vem pregado um selo que oferece, além do áudio normal das dez faixas, os MP3 de cada uma das músicas, em alta qualidade, com todas as informações contidas nos arquivos.
O selo ainda traz a recomendação: insira o disco em seu computador e transfira o conteúdo para a sua pasta de MP3. E o computador estará pronto para espalhar músicas do Elefant pelo mundo.
O grupo nova-iorquino peita a RIAA exatamente no momento mais caloroso da polêmica questão da distribuição gratuita de arquivos de música na internet, em que a entidade representante da indústria de discos começa espalhar processos de até US$ 150 mil por música contra usuários dos programas de troca de arquivos.
"A era da música na internet chegou para ficar. Não dá para mudar isso. Ou você se ajusta a estes tempos ou vai ficar falando sozinho. É irreversível", justifica à Folha o vocalista Diego Garcia.
"Em vez de parar de criar "boys band" e ficar processando garotos que adoram música a ponto de dedicar a ela horas e horas diante do computador, as gravadoras deviam entender que, principalmente para bandas iniciantes como a nossa, quanto mais gente conhecer e gostar de canções, melhor para a cena, melhor para a exposição, gera mais público em shows, comprando revistas e, por que não?, os discos oficiais", diz.
Nascido por "acidente" em Detroit, Diego Garcia, 25, foi fruto de dois argentinos que correram para a América para fugir ao peronismo. "A primeira coisa que meu pai fez, depois de tratar da certidão de nascimento, foi me botar como sócio do Belgrano, time de Córdoba, região onde mora toda minha família", conta.
Diego segue a passos largos para se transformar no novo "darling" do rock americano. Alto, não muito bonito, mas com um rosto no formato Bryan Ferry (mas que canta como Morrissey) e fashionista, o líder do Elefant já começa a ilustrar editoriais de moda.
Garcia acabou de ser eleito pela revista "New York" como um dos 50 mais carismáticos habitantes de Manhattan. E mais sexy cantor. "É o meu tipo latino que está causando isso. Eles acham inusitado ter um argentino em uma banda de rock badalada. Aqui, latino na música lembra cantores de músicas lixo como Rick Martin e gostosas como Jennifer Lopez."
"Acho essa atenção uma bobagem. Mas, já que isso está levando cada vez mais pessoas a ouvir as músicas, estou achando até divertido", revela. O Elefant, mais um da enorme fila da estirpe "novos Strokes", nutre lembranças do rock dos anos 80, com uma forte carga romântica que remete a baladas de Cure e David Bowie, mas marcadas por uma guitarra nervosa e urgente típica dos anos 00.
O clipe de "Now that I Miss Her" é belíssimo e explora o potencial "new romantic" latino de Garcia. Uma cara sofrida de quem perdeu o grande amor, vocal lamurioso, um jogo de espelhos, em cenário de casarão abandonado. Diego sofre demais, mas com estilo. O Elefant ainda é pequeno, mas, quando crescer, dá pinta de que vai causar um bom estrago.


SUNLIGHT MAKES ME PARANOID. Artista: Elefant. Lançamento: Kemado Records, importado. Quanto: R$ 39, em média. Onde encomendar: Indie Records (r. Inácio Pereira da Rocha, 622, SP, tel. 0/xx/11/3816-1220).


Texto Anterior: Nelson Ascher: Tartarugas, bolcheviques e o culto à juventude
Próximo Texto: Morre aos 57 o ator e bailarino Gregory Hines
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.