São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Sossego e Turbulência no Coração de Hortência" compara os séculos 19 e 21

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma comédia que emparelha final do século 19 e início deste 21 sob perspectivas amorosa, social e econômica marca a segunda etapa do projeto Teatro nas Universidades, em São Paulo.
Escrita por José Antonio de Souza e encenada por Márcio Aurélio, "Sossego e Turbulência no Coração de Hortência" estréia hoje para convidados, no teatro do Shopping Frei Caneca. Depois, percorre auditórios ou palcos de pelo menos 16 universidades com sessões gratuitas.
O texto aponta caminhos múltiplos. Colhe Hortência em 1875, que tem a vocação de poeta reprimida pela sociedade de então, mesma personagem que, em 2005, está às voltas com a elaboração de uma tese.
Além da comparação com a condição feminina, suas conquistas, há o aspecto econômico, a ascensão e queda da classe média. Quem a representa é a dona de um armarinho (loja em que se vendem tecidos). Carlota expandiu o negócio lá no século 19 e, hoje, atravessa crise; sobretudo, enfrenta os impostos.
"A carga tributária é uma batalha de todos nós. O dinheiro vai, mas não sabemos como e quando volta. Quer dizer, volta para o Delúbio, o Valério, o Roberto Jefferson", diz Souza.
Participam do elenco Denise del Vecchio, Renato Scarpin, Maria Manoella, André Frateschi, Vanessa Goulartt, Marco Barreto, Olívia Araujo e Plínio Soares. Márcio Aurélio assina ainda cenário e figurinos.
No primeiro semestre, o projeto montou "Liberdade, Liberdade", de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, com direção de Cibele Forjaz. Passou por 36 universidades, cerca de 15 mil estudantes. A cada encenação, segue-se um debate.
A iniciativa é da Nicete Bruno Produções com a Associação Comercial de São Paulo, sob patrocínio de Santander Banespa, Gerdau e CBA-Votorantim.


Sossego e Turbulência no Coração de Hortência
Lançamento:
hoje, às 21h, para convidados
Onde: teatro Shopping Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, SP, tel. 0/xx/11/ 3472-2000)


Texto Anterior: Zé Celso e Uzyna Uzona voltam a tanger o impossível
Próximo Texto: Música: Stones chama neoconservadores americanos de hipócritas em canção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.