São Paulo, terça-feira, 11 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinacoteca deixou de fazer mostra em SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apaixonado nos últimos anos por instalações, projeções e impressões em grandes formatos onde o visitante pudesse "encher os olhos e se arrepiar envolvido pelo ambiente e pelo detalhe ampliado", Cravo Neto planejava com o curador de fotografia da Pinacoteca do Estado, Diógenes Moura, uma mostra com grandes projeções de suas fotografias.
A exposição deveria ter ocupado o quarto andar da Estação Pinacoteca em maio deste ano, mas não ocorreu por falta de patrocínio.
Quatro grandes sequências fotográficas inéditas realizadas com slides no final da década de 60, em Nova York, deveriam ser projetadas criando uma espécie de sinfonia visual, compondo uma narrativa sobre o impacto de viver em uma grande metrópole e sobre as suas experiências com o LSD.
Chateado por não ter realizado a mostra em maio, no último e-mail escrito ao curador, Cravo Neto pedia para que a exposição ocorresse ainda este ano. "Se vire!", escreveu.
E, feliz, dizia ter finalmente encontrado o título da exposição: "Butterflies and Zebras". Segundo Moura, a Pinacoteca do Estado pretende manter a mostra em seu calendário para este ano, mas ainda depende da captação de patrocínio.

Apropriação
Cravo Neto fez sua última mostra no MAM da Bahia, em Salvador, no início deste ano.
Avesso a se repetir em seus trabalhos, criou o "site specific" (obra feita especialmente para um determinado espaço) "BO no MAM/1959-1964", no qual se apropriou e ampliou em grandes formatos imagens documentais do fotógrafo baiano Voltaire Fraga (1912-2006) no Solar do Unhão, local que hoje abriga o museu, antes da intervenção de Lina Bo Bardi.
Assim, o artista fez ressurgir, em contraste, o passado de maus-tratos à arquitetura e ao patrimônio público numa instituição que agora passou a ser dirigida de forma digna. (EC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Livro mostra as paixões literárias de Ruy Castro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.