São Paulo, segunda, 11 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

Até as Últimas Consequências
Ação. Um episódio na vida de uma comunidade negra dos Estados Unidos -e que episódio! Promissora caixa de um banco, Frankie (Vivica A. Fox) vive um assalto. Depois do roubo, é demitida do banco, por conhecer de vista um dos assaltantes. O foco da história se volta para a vida de sua vizinhança, ate que ela e um grupo de mulheres resolvam mudar de fato de profissão: começam a assaltar bancos. Isso garante a maioria das cenas de ação. E até de romance entre uma assaltante e o gerente de um dos bancos. Mas, como o crime não compensa, elas se dão mal. Menos Stony, a "princesa" do gerente. (LUÍS PEREZ)

Produção: EUA, 1997, 120 min. Direção: Gary Gray Lançamento: Top Tape (011/826-3066)

A Sombra e a Escuridão
Aventura. Se em Sirga, os leões são amigos do homem, em "A Sombra e a Escuridão", eles são a própria reencarnação do demônio. Val Kilmer é um construtor de pontes que vai a África para mais uma missão. Chegando lá, mata um leão, conquista o respeito dos nativos e inicia sua obra. Até que dois enormes e terríveis felinos -que de tão vorazes ganham os apelidos de Sombra e Escuridão- começam a estraçalhar todo o acampamento. Assustados, os trabalhadores fogem. Para resolver o caso, é chamado o melhor matador de leões: ninguém menos que Michael Douglas, charmoso e canastrão como sempre. O resto da fita é melhor não ser revelado. (ES)

Produção: EUA, 1996, 109 min. Direção: Stephen Hopkins Lançamento:CIC (011/816-0852)

Os Quatro Batutas
Comédia. Neste que foi o primeiro filme dos lendários irmãos Marx, as aventuras do quarteto começam a bordo de um navio, onde Groucho, Harpo, Chico e Zeppo embarcam clandestinamente. Além de criar mil confusões no luxuoso cruzeiro, eles acabam se aliando a gangsteres rivais. Trata-se do tipo de comédia construída sobre uma sucessão de gags, onde o que conta é menos a narrativa do que o virtuosismo dos clowns. Boa pedida para os fãs do quarteto, com momentos memoráveis: vide o número em que Harpo, para escapar das garras do comandante, se faz passar por uma marionete durante uma apresentação para as crianças que viajam no navio. (CECÍLIA SAYAD)

Produção: EUA, 1931, 77 min Direção: Norman Z. McLeod Lançamento: Continental (021/262-5212)

Prisioneiro da Ilha
Suspense. Sarah (Anne Brochet), moradora solitária em uma ilha na costa da Irlanda, acha na praia o corpo de um náufrago (James Spader), que além de ferido, não se lembra quem é. A mulher é uma psicopata que é capaz de trancar a mãe paraplégica no ateliê onde faz esculturas. Depois de cuidar com afinco do náufrago, que acha que se chama George, Sarah, possessiva e controladora, se apaixona por ele, mas não é inteiramente correspondida. Trata de evitar a todo custo a ida dele para o continente, não hesitando até mesmo em matar. O filme mescla as situações limítrofes tanto amorosas quanto geográficas.
(MARCELO NEGROMONTE)

Produção: Inglaterra, 1996, 101 min. Direção: Ronan O'Leary Lançamento: Europa (011/77295-7020)

A Recompensa
Drama. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma garota adolescente que engravida do namorado, que não reconhece a filha por um ano. Erica (Jill Clayburgh) vai fazer faculdade em outra cidade e decide levar a filha, Molly, para morar com ela e matricula-a em uma creche. A princípio sua mãe é contra, mas acata a decisão da filha. A família do namorado, que quer a guarda do bebê, decide processar Erica por deixar a filha com estranhos em uma instituição também estranha. Depois de uma batalha judicial, que mobiliza a opinião pública, com direito a passeatas em círculo, típicas dos EUA, Molly finalmente volta para a mãe.
(MN)

Produção: EUA, 1997, 92 min. Direção: Bethany Rooney Lançamento: Video Arte (011/575-6996)

O Cangaceiro
Drama. A produção -refilmagem do clássico de Lima Barreto de 1953, premiada no Festival de Cannes- chega aos anos 90 narrando a história dos cangaceiros Galdino Ferreira (Paulo Gorgulho) e Teodoro (Alexandre Paternost), que disputam o amor de Maria Bonita (Luiza Tomé). O garoto Tom do Cajueiro (que faz Tico) e Jofre Soares (que interpreta o mesmo Tico, velho) são destaques da produção, assim como o figurino desenvolvido por Carybé, que apenas foi adaptado para a nova versão, já que o artista plástico também desenhou as roupas do primeiro "Cangaceiro". Filme recheado de atores conhecidos da TV em direção mediana, sem maiores pretensões. (DM)

Produção: Brasil, 1997, 115 min Direção: Anibal Massiani Neto Lançamento: America Video (tel. 011/872-4404)

Sirga
Drama.Esqueça o Luc Besson versão hi-tech de "O Quinto Elemento". Dessa vez, o cineasta diz adeus à "modernidade" e vai até a África para contar a história de uma profunda amizade entre Oule e Sirga. O primeiro é um garoto filho de um guerreiro de uma tribo. A segunda é uma leoa. Os dois nasceram no mesmo dia e se tornam verdadeiros irmãos gêmeos. A aldeia acaba sendo destruída e Oule é escravizado -e é aí que ele mostra todo seu poder oriundo da natureza. Não há muito mais enredo depois disso, a não ser belas cenas do continente africano. Mesmo que você esteja mais para Bruce Willis e Milla Jovovich, ainda vale a pena alugar essa fita. (ERIKA SALLUM)

Produção: EUA, 1993, 100 min. Direção: Luc Besson Lançamento: Paris Filmes (011/872-4404)


A Boneca do Amor
Comédia. Quando dirigiu "A Boneca do Amor", em 1919, o mestre do cinema alemão Ernst Lubitsch já era um "veterano" diretor, com 27 anos e 30 filmes rodados. "Boneca" tem muitos traços da comédia sofisticada que projetou o diretor. Resvalando no nonsense, Lubitsch conta a história de barão que, para "evitar o fim de sua estirpe" põe seu sobrinho em frente a todas as virgens da região. O rapaz, pasmem, sai correndo de 40 delas e se esconde em um mosteiro. Incitado pelos padres -que cobiçavam o dote que o moço receberia- e para acalmar pressões do tio, Lancelot encena casamento com boneca. Porém, descobre que a mulher-autômato não era de ferro... (CASSIANO ELEK)
Produção: Alemanha, 1919, 46 min Direção: Ernst Lubitsch Lançamento: Continental (021/262-0751)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.