São Paulo, Quinta-feira, 11 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Tunga recruta os sem-teto da Argentina

especial para a Folha

Suas obras já ganharam os museus Jeu de Paume, de Paris, o MoMA de Nova York e a Documenta de Kassel, entre outros centros irradiadores de arte, mas somente hoje Tunga estréia no Mercosul, em sua primeira exposição em solo argentino.
Com quatro obras que utilizam linguagens diversas: grande peça em vidro; escultura em ferro e gelatina; dois filmes e performance, o Centro Cultural Recoleta apresenta o artista pernambucano a Buenos Aires, em mostra co-produzida pela Arte Viva, do Rio.
A performance "Teresa" (só esta noite) recruta cem desempregados e sem-teto da capital portenha para trançar, com cobertores negros, uma "teresa" (corda de panos para fuga da prisão).
A "experiência", diz Tunga, "promove o intercâmbio da nossa falta de identidade concomitante e uma primeira troca entre artistas dos dois países".
Em vez de solicitar os cem participantes a uma agência de extras, como na primeira "teresa" feita no Rio, em 98, Tunga contou agora com a colaboração do grupo anarco-surrealista argentino Etcétera: "Esses jovens ativistas convocaram excluídos de lá, que eles chamam de "mutantes'". Na "trilha-sonora", música de Arnaldo Antunes, letra de Tunga e voz de Marisa Monte.
A obra em vidro é a "escultura-instalação" "Lúcido Nigredo". Ocupa 150 m2 de chão de vidro, para ser pisado e trincado pelos visitantes que contemplarão peças de vidro e outros materiais. O nome remete não à alquimia tradicional, "mas à alquimia do verbo, de Rimbaud", diz Tunga.
Os filmes em 16 mm "Heaven Hell/Hell Heaven" (99) têm imagens do performer tomadas em Nova York. Foram realizados por Karen Schneider e Nicolás Guagnini. (ALVARO MACHADO)



Texto Anterior: Televisão: "Como Ser Solteiro", a série, é programa divertido na TV paga
Próximo Texto: Fotografia: Pirelli lança "calendário do milênio"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.