São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemão mistura pornô com novas linguagens

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Mix Brasil apresenta hoje, à meia-noite, no Espaço Unibanco, um "showcase" do primeiro festival de cinema pornô de Berlim, o Pornfilmfest, que aconteceu no mês passado.
Com cerca de uma hora e meia de duração, a sessão especial traz um mosaico com 14 dos filmes exibidos na programação. Feitos entre 2002 e 2006, os trabalhos têm um DNA diferente do que se conhece da indústria pornográfica: existe "ação", mas ela disputa o primeiro plano não tanto com uma "historinha" mas sim com experimentação de linguagem.
A seleção foi feita por Jürgen Brüning, produtor e diretor alemão, que participa de uma oficina de audiovisual no Mix Brasil. Brüning lembra que há uma tendência crescente do cinema independente europeu e americano de mostrar cenas de sexo explícito, e cita os diretores Michael Winterbottom ("Nove Canções") e John Cameron Mitchell ("Shortbus"). Numa espécie de reação, a indústria pornô também estaria procurando novas "formas e conteúdos".
"É o caso de Eon McKai, no cinema pornô feito para o público heterossexual, ou de Wash Westmoreland, voltado para o público gay. Entre os independentes, há um crescimento na produção de filmes para mulheres, como Petra Joy na Inglaterra, e Xplastic no Brasil", conta Brüning.
O showcase dá uma idéia deste cinema pornô que procura novas representações do sexo. Há aqueles enviesados por um manifesto político, como "Sodom on the Hudson" (EUA, 2003). Os "trash" ou bem-humorados, como "Ediths Spalte" (Alemanha, 2006). E românticos, caso de "On Sex" (Itália, 2005). Num dos mais interessantes, "Furniture Porn" (Reino Unido, 2006), corpos dão lugar a cadeiras, sofás, poltronas etc. Tudo muito sexy.


Texto Anterior: Crítica/cinema/"Amor em Tempos de Guerra": Filme aborda relacionamento homossexual sem militância
Próximo Texto: Mídia e poder são temas de nova peça do Teatro do Incêndio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.