São Paulo, sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frases

"(...) O que nos leva a considerar este fato: infiltrações dessa espécie -a racista- em modas brasileiras de mulher, com os designers só desenhando modelos inspirados por um tipo de mulher: o caucásico. O de mulher branca. O da superburguesa. De onde figurinos brasileiros que só expõem vestidos harmonizados com esses tipos de mulher. Tipos de mulher, no Brasil, talvez às vésperas de tornarem-se expressão de uma minoria étnica ante a miscigenação triunfante."
GILBERTO FREYRE

"Durante o século 19, a importação, pela burguesia brasileira, de bonecas francesas, louras e róseas, para as meninas, concorreu para criar nessas meninas uma associação de ideia de beleza feminina com esse tipo antropológico de mulher. Daí, o recurso, da parte das mulheres, a cabelos oxigenados ou pintados de louro e a "rouges" que amortecessem o moreno pálido das faces, para que parecessem róseos europeus."
GILBERTO FREYRE



Texto Anterior: Última Moda - Alcino Leite Neto: As modas por Gilberto Freyre
Próximo Texto: Fast fashion
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.