UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

"Dois na Bola" é a vida como várzea na TV

XICO SÁ
CRÍTICO DA FOLHA

Como se diz na várzea, do gogó para baixo é canela. Os apresentadores do "Dois na Bola", programa do BandSports, Silvio Luiz e Barbara Gancia, não estão ali para ganhar o Belfort Duarte -o troféu merecido pelos jogadores mais bem comportados no futebol brasileiro. A pegada é firme mesmo, os tufos de grama sobem no ar a todo instante.
Narrador que capricha nas firulas -"Pelo amor dos meus filhinhos", sacode durante as transmissões de jogos-, Silvio Luiz encontrou em Barbara, colunista da Folha, uma parelha e tanto para a jornada. O humor é deliberadamente tosco. Isso não é jogo para moças, como se diz, mais uma vez, na várzea.
A dupla tem sempre um convidado ilustre. Ou dois, como foi o caso do programa em louvor ao Santos, com Supla, torcedor do Peixe, e Juari, da primeira safra dos "meninos da Vila", no final dos 70. Uma amostra de como Silvio Luiz pega leve. Virou-se para o filho da prefeita Marta Suplicy e tascou: "E aí, comeu?".
Tratava ainda do affair do cantor de "Japa Girl" com Bárbara Paz, aquela humilde que triunfou na "Casa dos Artistas", "reality show" do SBT. Mas indagações como essa, na bucha, não parecem sem propósito. Faz parte da etiqueta de pelada que segura o "Dois na Bola". Sim, Supla, na boa, apenas riu da pergunta.
Esportes ainda não consagrados pela massa, como a corrida de avestruz, também merecem a atenção dos apresentadores. "Há muitas coisas nessa vida que a gente conhece pelo rabo", diz um reflexivo Silvio Luiz. Um "jóquei" de avestruz havia contado como distingue uma ave da outra.
Na sequência, o apresentador pisou num ovo da espécie, que tem fama de resistente. E Barbara Gancia, que é do ramo do automobilismo, esporte que conhece, montou em uma avestruz como se estivesse a guiar uma Ferrari.
Essa é a várzea do programa. As boas maneiras incluem estocadas de um apresentador no outro. E a auto-ironia, no país em que nulidades triunfam às pencas com semblantes de homens sérios, também corre solta. Falar nesse esporte nacional, o Silveirinha, batismo e destino rodrigueano de personagem de escândalo fiscal do Rio, seria um bom entrevistado na peleja de Silvio e Barbara.


Dois na Bola    
Onde: BandSports (Directv e TVA)
Quando: de segunda a sexta, às 19h e às 23h



Texto Anterior: Lançamento: Livro avalia impacto da Lei Rouanet
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Dois poemas sobre a dificuldade de ser feliz
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.