São Paulo, quinta, 12 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Borges terá homenagem itinerante

LÉO GERCHMANN
De Buenos Aires

Jorge Luis Borges, considerado um dos principais escritores argentinos, terá uma comemoração itinerante para seu centenário de nascimento. Em janeiro do ano que vem, uma exposição sobre o autor será inaugurada na Universidade de Veneza (Itália).
De lá, a mostra seguirá para outras cidades do mundo e só será encerrada no ano 2000, em Tóquio (Japão). O itinerário completo ainda não foi definido, mas uma cidade brasileira provavelmente será incluída no roteiro.
Algumas cidades, de acordo com as preferências de Borges, serão escolhidas a dedo. São os casos de Nova York, Leipzig, Munique, Paris, Palma de Mallorca, Madri, Barcelona e Cochabamba.
A previsão é de que o "museu itinerante" tenha o seu ponto alto em 24 de agosto de 1999, data em que se comemora o centenário. Na ocasião, vida e obra do autor serão apresentadas em Buenos Aires.
A iniciativa da homenagem partiu da viúva de Borges, María Kodama, que conta com o apoio do presidente Carlos Menem.
Além de livros originais, a exposição trará objetos pessoais de Borges, parte de sua biblioteca e objetos de arte criados por autores que se inspiraram em sua obra.
A mostra terá outra curiosidade: seu espaço será desenhado na forma de um labirinto.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.