São Paulo, Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

A ILHA DOS PAQUIDERMES
Bandeirantes, 13h. (IP 5 - L'Ile aux Pachydermes). França, 1991, 95 min. Direção: Jean-Jacques Beineix. Com Yves Montand, Olivier Martinez, Sekkou Sall. Um grafiteiro e um cantor de rap roubam um carro, recolhem uma garota por quem o primeiro é apaixonado e saem pelo mundo. No caminho, encontram um velho sábio que os ensinará a lidar com as frustrações da vida. À moda do cinema francês dos anos 80: muita estética, pouco a dizer.

INTENÇÃO DE MATAR
SBT, 13h45.
(Intent to Kill). EUA, 1992, 82 min. Direção: Charles T. Kanganis. Com Traci Lords, Yaphet Kotto. Casal especialista em artes marciais combate traficantes. A única referência é Traci Lords, o que não chega exatamente a abonar a obra.

CORAÇÃO DE PAPEL
Globo, 15h55.
(The Paper Brigade). EUA, 1996. Direção: Blair Treu. Com Robert Englund, Kyle Howard. Jovem começa a se acostumar com sua nova cidade quando se apaixona por uma garota. A fim de poder levá-la a um show de rock, ele começa a trabalhar como entregador de jornais. O trabalho e as novas amizades ajudam-no a adquirir uma compreensão mais madura da vida.

MATADORA DE ALUGUEL
Bandeirantes, 21h30.
(Quick). EUA, 1993, 93 min. Direção: Rick King. Com Teri Polo, Jeff Fahey, Martin Donovan. A matadora profissional Quick (Polo) tem a missão de eliminar um contador (Donovan) que roubou uma fortuna de uma gangue. No meio da operação, porém, ela descobre que muitas coisas interferem a sua tarefa e que, no mais, a quantia roubada é atraente o bastante para desviá-la de seu intento inicial.

DAY-O, UM AMIGO DE INFÂNCIA
SBT, 22h.
(Day-O, um Amigo de Infância). EUA, 1992, 91 min. Direção: Michael Schultz. Com Delta Burke, Elijah Wood, Carlyn Glynn. Na infância, a pequena Grace se sente rejeitada pelos pais e cria Day-O, um amigo imaginário. Já mulher crescida, grávida, ainda sentindo-se desvalorizada pelo pai, Day-O reaparecerá em sua vida, para lhe dar uma força (mas causará umas tantas e indesejáveis atribulações).

OSSO, AMOR E PAPAGAIOS
Cultura, 22h30.
Brasil, 1956, 102 min. Direção: Carlos Alberto de Souza Barros, César Mêmolo Jr. Com Fábio Cardoso, Jaime Costa, Wilson Grey, Renato Consorte. No auge da ressaca da Vera Cruz -que falira pouco tempo antes-, esse filme representou uma esperança, ao analisar a vida política em uma cidadezinha do interior e, sobretudo, seus tipos. Mas o diretor Souza Barros sumiu do mapa, enquanto Mêmolo passou a cuidar da produção de filmes publicitários.

INTERCINE 1
Globo, 0h15.
Vai ao ar o escolhido entre "A Força" (1994, de Mark Rosman, com Jason Gedrick, Gary Hudson) e "Adeus às Armas" (1957, de Charles Vidor, com Rock Hudson, Jennifer Jones, Vittorio De Sica).

INTERCINE 2
Globo, 2h15.
Os candidatos são "Uma Advogada de Verdade" (1985, de Harvey Hart, com Leslie Nielsen, Tess Harper) e "Idéias Assassinas" (1992, de Jerry London, com Timothy Busfield, Lindsay Frost).

TV PAGA
Simpática evasão

da Redação

Vale a pena descartar o evidente exagero publicitário, que quis ver em "MIB -Homens de Preto" (HBO 2, 8h45) uma expressão da genialidade contemporânea.
Feito isso, será mais fácil ver agradavelmente esse filme de Barry Sonnenfeld, em que dois agentes de uma organização secretíssima (Tommy Lee Jones e Will Smith) combatem insidiosos extraterrestres.
O gênio, se há, consiste em arrebanhar décadas de filmes de ficção científica e transformá-los em um "divertissement" eficaz, usando e abusando do carisma de seus atores principais (Jones, em particular).
Dito isso, não há ali nenhuma observação mais profunda. É uma evasão. E evasão não é crime, pelo menos no cinema.
(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.