São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2001

Texto Anterior | Índice

AUDIOVISUAL

Debate em SP aborda cultura no âmbito municipal

DA REPORTAGEM LOCAL

A microfísica do poder volta à baila. Hoje, no debate "A Cidade e sua Imagem", o secretário municipal de Cultura, Marco Aurélio Garcia, o presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, Gustavo Dahl, o presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-SP), Manoel Rangel, e o montador Giba Assis Brasil discutem as políticas municipais de cultura e a possibilidade de interferência dos cidadãos no fazer cultural das cidades.
Promovido pela revista Sinopse, pelo Cinusp e pela ABD-SP, o encontro marca o lançamento da edição especial "Sinopse - Intervenção Nš 2" e pende para o tema do audiovisual. Nesse aspecto, o secretário Marco Aurélio Garcia enfatizará sua proposta de promover "uma alfabetização cinematográfica", com programa destinado sobretudo a estudantes da rede pública.
"Constatamos que o cinema, que já foi uma manifestação muito popular, não apenas regrediu em público, do ponto de vista quantitativo, como se uniformizou muito, em grande medida em razão da televisão, que veicula um tipo de cinema com unicidade de proposta estética", diz Garcia.
O projeto da secretaria municipal privilegia a rede de escolas, que reúne aproximadamente 500 mil estudantes. Os alunos acompanhariam, a partir deste semestre, uma programação de dez sessões comentadas, que teriam o objetivo de estimular a formação de cineclubes, a serem instalados nas escolas, com vídeos ou DVDs.
A proposta de instalação da distribuidora SP Filmes é assunto que o secretário vê "com certa preocupação". "Esse tipo de experiência funciona quando você tem efetivamente a possibilidade de distribuir filmes de alta e de baixa bilheteria e realizar uma equalização. Se não, pode se transformar num saco sem fundo", diz. (SA)


Debate: "São Paulo: A Cidade e sua Imagem"
Onde: Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313, tel. 284-3639)
Quando: hoje, às 19h
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Política: Canal a cabo do MinC vai ao ar em abril
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.