São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Renato Rocha Miranda/TV Globo
HUMOR Andréa Beltrão (Analu, atual mulher de Tadeu), Débora Bloch (Bia, ex de Tadeu) e Diogo Vilella (Tadeu) gravam "As 50 Leis do Amor", novo quadro do "Fantástico" (Globo); Analu e Bia se odeiam

Abril vai produzir programa para Cultura

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Grupo Abril, que edita a revista "Veja" e controla a MTV, fechou anteontem parceria com a TV Cultura. Pelo acordo, a Abril irá produzir programas para a emissora pública mantida pelo governo do Estado de São Paulo. A produtora será comandada por André Mantovani, diretor-geral da MTV Brasil.
O primeiro programa será inspirado na revista "Superinteressante", a segunda maior circulação da Abril. Previsto para estrear em maio, terá meia hora, aos domingos à noite. O nome provisório é "Super TV". Selton Mello foi convidado para ser apresentador, mas recusou por já estar comprometido com o Canal Brasil.
O programa irá tratar de assuntos científicos, curiosidades e temas do cotidiano.
O acordo prevê que a Abril entrará com seu "know-how" e, eventualmente, com marcas. A Cultura, com a "capacidade de produção" (estúdios). A maior parte da mão-de-obra será da Abril. A Cultura terá o controle da linha editorial e venderá espaços publicitários. A Abril será remunerada pela produção.
As negociações entre Abril e Cultura vinham desde meados do ano passado, quando a Abril começou a estruturar uma produtora independente.
A parceria pelo programa da "Superinteressante" será um acordo "guarda-chuva", que, se for bem-sucedida, deverá abrigar novas produções.

OUTRO CANAL

Plenário
O novo programa de José Luiz Datena na Band, de debates, vai se chamar "Brasil Verdade". Vai ser diário e entrará no ar antes do "Brasil Urgente", provavelmente às 17h30. E o "Caixa Preta", de Preta Gil, tem previsão de estréia no último sábado de abril.

Esforço 1
A Globo começou a enviar neste mês, por e-mail, ao mercado publicitário, tabelas diárias com as audiências de todas as emissoras. Uma escala de cores indica as três primeiras no Ibope, o que deixa visível que a emissora quase sempre perde para o SBT durante o "Xuxa no Mundo da Imaginação".

Esforço 2
Junto com as tabelas, na semana passada, a Globo mandou às agências comunicado oferecendo espaços nos intervalos do "TV Globinho", visto, segundo a rede, por 7 milhões no país.

Lobby
Hiroo Arata, executivo da NHK e membro do comitê do ISDB (o padrão de TV digital japonês, o preferido pelas emissoras brasileiras), está no Brasil. Ontem, foi conhecer as instalações do SBT. O governo brasileiro tem 12 meses para definir se irá adotar um padrão nacional ou escolher o japonês, europeu ou americano.

Novo líder
O "reality show" "American Idol", da Fox, desbancou na semana passada a série "CSI" (CBS) da liderança da audiência da TV norte-americana. No Brasil, ambos são exibidos pelo Sony.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Operação Abafa! A Luma abafa, só dá ela!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.