São Paulo, sábado, 12 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

PRIMEIRA-DAMA

Jane de Araújo/Agência Senado
Dona Marisa, Calheiros, Elvira Mesa e Mercadante (em pé)


A pressão de Marisa

Um ligeiro mal-estar tirou a primeira-dama Marisa Letícia da mesa principal do almoço oferecido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, a várias mulheres de Brasília na quinta-feira.

 

Era hora da sobremesa quando Marisa pediu licença e se levantou. "É tanta viagem, sobe de avião, desce de avião, e esse calor, esse sol... mexeu com minha pressão", disse ela a algumas senhoras que a acompanharam para uma varanda da casa.
 

Discretamente, Marisa acendeu um cigarro -como o marido, Lula, a primeira-dama tenta fumar escondido, para não dar mau exemplo ao povo. Ana, mulher do embaixador Celso Amorim, se aproxima e diz a Marisa que vai passar dez dias entre Portugal e Genebra, "a trabalho". "Trabalho ruim esse, hein? Genebra, Portugal...", disse Marisa.
 

Os dias têm sido cansativos para o casal Lula. Reflexos da reforma ministerial. "Todo mundo quer entrar [no ministério], ninguém quer sair, e o Lula não quer demitir", disse o senador Aloizio Mercadante a Marisa. Que concordou, sorrindo: "É isso mesmo".
 

Ao lado da primeira-dama da Bolívia, Elvira Salinas de Mesa, Marisa foi a figura central do almoço na casa de Renan. O senador caprichou. Serviu timbale de salmão defumado com caviar, ovas de salmão e confit de damasco, lascas de bacalhau flambadas com molho aveludado de amêndoas, tornedor de filé em molho de vinho do Porto, cesta de morango com chocolate branco e chocolate preto, acompanhados por vinhos tintos e brancos e prosecco Chandon Excellence, nacional. Tudo ao som de harpas e violinos.

E-MAIL PESSOAL
Zilda Arns, da Pastoral do Menor, está "horrorizada" com a possibilidade de mudança no Ministério da Saúde. Ela manifestou seus temores ao presidente do Senado, Renan Calheiros, com quem esteve em Brasília nesta semana, e mandou e-mail pessoal ao presidente Lula defendendo a permanência de Humberto Costa na pasta. "Apesar dos problemas, ele está indo bem", diz.
 

Para Zilda, qualquer mudança será "um desastre. Cada vez que muda o ministro, a nova equipe entra sem conhecer nada do que está acontecendo. Até entender, o dinheiro do Brasil vai sendo todo jogado fora".

CORRENTE
Severino Cavalcanti, presidente da Câmara, confirmou presença em ato da Associação Comercial de São Paulo que reunirá empresários contrários à MP 232, do governo, que aumenta impostos. Será nesta segunda-feira.

EU, HEIN!
A quinta-feira foi dia de muitas gafes em Brasília, na solenidade que comemorou o Dia Internacional da Mulher. Renan Calheiros chamou a mulher de Severino Cavalcanti, dona Amélia, de "Severina"; em seguida, Severino chamou as feministas presentes de "prezadas madames"; e, finalmente, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) chamou Calheiros de "Renan Sarney".

BAGAGEM
Uma caravana da cultura parte no fim de semana de São Paulo para a Espanha para o 6º Simpósio Internacional de Diálogos Ibero-Americanos. O prefeito José Serra lidera a "missão" e abre o encontro na terça-feira.
 

Viajam, entre outros, Emanoel Araújo, secretário de Cultura da cidade, Milú Villela, do Itaú Cultural, Ricardo Ohtake, do Instituto Tomie Ohtake, Carlos Augusto Calil, do Centro Cultural SP, e Maristela Requião, mulher do governador do Paraná, Roberto Requião.

ACESSÍVEL
O estilista Walter Rodrigues lançará uma linha exclusiva de peças para as clientes da loja de departamentos C&A. Será uma espécie de "mala de viagem" com tudo o que uma mulher precisa quando está fora de casa, de black jeans a vestido longo. A linha será lançada durante a semana do Dia das Mães, e será, claro, bem mais barata que as coleções regulares que o estilista vende em sua loja.

FOLGA
Beatriz Segall não irá para a Record. A atriz decidiu que ficará longe da TV em 2005. "Há quatro anos estou fazendo teatro sem parar e preciso de, pelo menos, dois meses de descanso", diz. Beatriz vai relaxar em Praga, na República Tcheca, com escala em Paris.

GRAMA
Regina Duarte vai leiloar uma de suas vacas, da raça brahman, no evento que acontece hoje no Hotel Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba (RJ). Ao todo, serão leiloados 35 lotes de animais brahman Puro de Origem (PO). No próximo final de semana, o hotel abrigará um outro leilão, desta vez de gado nelore. Juntos, os dois eventos arrecadarão R$ 1,5 milhão.

CALÇADA
Mais um brasileiro em Hollywood: André Luís Monteiro de Carvalho assina a direção de arte de "My Brother", rodado em NY, com Vanessa Williams e Tatum O'Neal no elenco.

POEIRA
O Arquivo do Estado de São Paulo receberá um financiamento da universidade de Harvard (EUA) para sua limpeza e conservação. São mais de 30 mil documentos datados de 1578 a 1851. Depois de finalizado o processo, o material ficará disponível ao acesso do público.

PREGADOR
O cineasta Alain Fresnot vai preparar um cenário especial para o lançamento do livro "Calcinha no Varal", de sua mulher, Sabina Anzuategui. Ele comprou duas sacolas de calcinhas e vai montar um varal no bar Canto Madalena para recepcionar convidados no dia 15.

@ - bergamo@folhasp.com.br

JOÃO LUIZ VIEIRA, DANIEL BERGAMASCO E MARIA FERNANDA ERDELYI


CURTO-CIRCUITO

Árias e duetos da ópera "Porgy and Bess" é o programa do concerto de amanhã, com a Orquestra Experimental de Repertório e o Coral Lírico, no Teatro Municipal, às 11h.
É hoje o lançamento da primeira revistinha da Coleção Carlos Zéfiro, na banca A Cena Muda, em Ipanema, no Rio.
A Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo se apresenta hoje, no Teatro Lauro Gomes, às 20h30.
Angélica Lopes lança hoje o livro "Conspiração Astral - Missão Amizade", na Fnac do Barra Shopping, no Rio, às 18h.
A consultora de moda Miriam Levinbook lança curso de pesquisa de moda no site www.espaçodemodaecultura.com.br.


Texto Anterior: Editoras embarcam na fórmula dos "cem"
Próximo Texto: Rodapé: Retrato do Brasil: ficamos bem de Rosa?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.