São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/DVD/"Tudo o que É Sólido Pode Derreter"

Série tempera clássicos da literatura com senso crítico e boa interpretação

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
EDITOR DO FOLHATEEN

"Ninguém gosta da aula de literatura, mas eu gosto." Quem diz isso é a adolescente Thereza, da série "Tudo o que É Sólido Pode Derreter".
A frase traz embutida a proposta do programa, cuja primeira temporada foi exibida pela TV Cultura e é lançada em uma caixa com quatro DVDs: transformar um tema que a maioria dos jovens parece detestar -a literatura e seus clássicos- em algo palatável.
Não é proposta nova, nem de fácil execução. Os diretores (os jovens Rafael Gomes e Esmir Filho, famosos pelo hit do YouTube "Tapa na Pantera") optaram por fazer uma espécie de "Malhação" com ambições intelectuais e educativas. O que a série tem de mais positivo é sua abordagem moderna das obras clássicas -se não chegar a ser iconoclasta, certamente tempera a reverência com pitadas de senso crítico.
"Bizarra essa história de achar sermão obra de arte", diz Thereza sobre "Os Sermões", do padre Vieira. Do mesmo modo, outros clássicos do vestibular -"Auto da Barca do Inferno", "Os Lusíadas", "Senhora", "Dom Casmurro" etc.- são apresentados sem que sua dificuldade potencial para os jovens leitores de hoje seja desprezada.
Ou seja, em vez de dizer ao espectador "olha, isso é um clássico, você tem que ler porque é importante, uma obra-prima etc." -uma linha de argumentação que costuma ser contraprodutiva-, o programa diz coisas como "ah, depois que você começa não é tão difícil".
Se isso realmente funciona como estímulo para os espectadores se lançarem às páginas dos clássicos, é difícil dizer. Mas a tentativa é válida, e a atriz protagonista (Mayara Constantino) é boa. A série pode ser vista gratuitamente on-line, em tvcultura.com.br/tudooqueesolido.


TUDO O QUE É SÓLIDO PODE DERRETER

Quando: amanhã, das 11h às 15h, na livraria Cultura do shopping Bourbon Pompeia (r. Turiassú, 2.100); na TV Cultura, seg., às 18h; dom., às 13h30
Quanto: R$ 99
Classificação: livre
Avaliação: bom




Texto Anterior: Livro de Ruy Castro vira musical com Aldir Blanc e Carlos Lyra
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.