São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA
Grupo de Goiânia recebeu cinco dos dez prêmios concedidos
Quasar é o grande vencedor do Troféu Mambembe de 1997

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

O grupo Quasar, de Goiânia, foi o grande vencedor do Prêmio Ministério da Cultura - Troféu Mambembe de Dança de 1997, cuja solenidade de entrega realizou-se na quarta-feira no teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.
Dos dez prêmios concedidos à dança, o Quasar arrebatou cinco: melhor espetáculo ("Registro"), melhor coreógrafo (Henrique Rodovalho), melhor companhia de dança, bailarino revelação (Gleidson Vigne) e bailarina revelação (Karina Mendes).
Os demais premiados foram: Líris do Lago, do Balé da Cidade de São Paulo, como melhor bailarina; Dejalmir Melo, do Balé do Teatro Castro Alves, de Salvador, como melhor bailarino; Ricardo Risuenho, diretor da companhia paraense Farrabanda, como coreógrafo revelação; Ana Vitória Freire (RJ), como intérprete/criadora do espetáculo "Corpo Provisório"; e Deborah Colker Cia. de Dança, pelo êxito na integração da produção artística e executiva em "Rota".
Realizado pela Funarte - Fundação Nacional de Arte, o Prêmio Ministério da Cultura - Troféu Mambembe era exclusivo da área de teatro. Em 1994, passou a ser concedido também à dança.
Além dos troféus, os premiados receberam neste ano R$ 5.000.
Participaram da comissão julgadora, presidida por Alfredo Moreira, coordenador de dança do Departamento de Artes Cênicas da Funarte, o coreógrafo Tíndaro Silvano (de Minas Gerais); a coreógrafa e professora Lia Robatto (BA); a coreógrafa Eva Schul (RS); a jornalista e crítica de dança Susana Braga (RJ) e a pesquisadora Dulce Aquino (SP).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.