São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico confirma que maconha faz mal

DA REDAÇÃO

Qualquer substância que subverte o funcionamento normal do cérebro prejudica a saúde. A afirmação é do médico e colunista da Folha Drauzio Varella.
"A maconha causa dependência, sim. Essa história de dizer que por ser "natural" não faz mal é uma ignorância. Na medicina, as drogas mais fortes receitadas para o tratamento de câncer e de outras doenças graves são frequentemente extraídas de arbustos."
Ainda que não existam estudos extensivos disponíveis sobre o assunto, o risco de desenvolver câncer no pulmão, segundo Varella, é alto também entre os usuários de maconha e de qualquer outra substância fumada. "É preciso acompanhar um grande número de pessoas por anos para se ter uma amostragem científica. Com maconha é complicado porque os que fumam não querem falar."
Na opinião de Varella, porém, os danos provocados pelo uso da erva são possivelmente menores do que os das bebidas alcóolicas. A tolerância cada vez maior do organismo à substância é o que mais lhe preocupa. "O cara tem que saber aonde está entrando. Que na primeira vez a duração e o efeito serão maiores do que na segunda, que, por sua vez, também serão maiores do que na terceira."
E quem nunca ouviu que "antigamente é que o fumo era bom..."? "Outro engano. Nos anos 70 a concentração de THC, o princípio ativo da maconha, era menor do que hoje", salienta.



Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: "Pequenas criaturas": Fonseca volta com lucidez que cega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.