São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Cantor morreu há um ano

Joey Ramone recebe homenagem brasileira

JEAN CANUTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A poucos dias de completar um ano de sua morte, Joey Ramone, ex-vocalista do grupo de punk rock novaiorquino Ramones, ganha saudosa homenagem no Hangar 110. Hoje e amanhã, 21 bandas (confira quadro ao lado) tocarão um fino repertório consagrado pelos Ramones.
Joey morreu, vítima de câncer linfático, no dia 15 de abril de 2001, deixando o punk rock com um nó na garganta e como legado um disco solo, "Don't Worry about Me", póstumo e inédito no Brasil. O fim dos Ramones, entretanto, havia sido anunciado bem antes, em agosto de 1996.
"É a banda que eu mais gosto", afirma Renato Martins, organizador do evento e capitão do selo independente e produtora Ataque Frontal. A paixão pelo Ramones é tanta que Martins reuniu um timaço de bandas brasileiras para gravar "Rock'n'Roll Radio - Tributo Brasileiro aos Ramones", que ainda não tem previsão de lançamento.
Quem quiser sentir o gostinho do material pode conferir as versões gravadas pelas bandas Invasores de Cérebros ("Beat on the Brat"), Kolapso 77 ("Durango 95 / Havana Affair") e Underboyz ("53rd & 3rd"), disponíveis para download pelo site do selo (www.ataquefrontal.com).
Para Ronaldo "Pobreza", vocalista do Grinders, grupo que toca hoje na homenagem, "a morte de Joey é irreparável". Pioneira do gênero skate punk no país, a banda acabou voltando à ativa após inusitado convite para abrir um show do "Intruders", nova banda de Marky Ramone, ex-baterista dos Ramones, em 1999.
O Grinders promete clássicos ramônicos e aproveita a oportunidade para mostrar músicas de seu novo disco, "Vivos", que sai em maio e marca o retorno definitivo ao circuito underground.
Marky Ramone também já aprontou das suas no Brasil. Já tocou junto com os paulistanos do Forgotten Boys e com os brasilienses Raimundos em oportunidades distintas, reverenciando a sua extinta banda.



Texto Anterior: "Pequenas criaturas": Fonseca volta com lucidez que cega
Próximo Texto: Um ano sem Joey Ramone
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.