São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Dassin: viajante do mundo

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sem firmar um estilo tão autoral, tampouco muito arrojado na direção, ainda assim Jules Dassin é um ótimo artesão. Filma com precisão, às vezes até resultando em filmes próximos da obra-prima, como "Cidade Nua" (1948). Dirigiu na Grécia ("Nunca aos Domingos"), França ("Rififi") e até um documentário em Israel.
E daí fica claro que, à parte a falta daquele "a mais", presente, por exemplo, num Antonioni (do qual "A Noite" é exibido hoje, às 12h10, no Telecine Classic), há arrojo em transitar por terrenos desconhecidos. E não só geograficamente, entenda-se: seu flerte (mais temático que estético) com a modernidade dos anos 60 em "O Poder Negro" (Telecine Classic, 22h10), sobre o mal-estar pós-assassinato de Martin Luther King, merece atenção.

TV ABERTA

Submarino, Prova Mortal
Record, 14h20.
(Submerged). EUA, 2001. Direção: James Keach. Com Sam Neill, Shea Whigham. Com toda tripulação a bordo, moderno submarino, ainda em fase de testes, começa a ser inundado. Prova mortal para os marinheiros, que submergem neste filme para TV, que ninguém estranhará se também afundar. Inédito.

A Família Buscapé
Globo, 15h45.
(The Beverly Hillbillies). EUA, 1993, 94 min. Direção: Penelope Spheeris. Com Jim Varney, Diedrich Bader, Cloris Leachman, Lily Tomlin. Família leva seu novo-riquismo para Beverly Hills.

Intercine
Globo, 1h20.
Os candidatos a entrar na grade de programação da terça são "Diabólica" (2000, de Michael Steinberg, com Julia Stiles, Louise Myrback) e "Fuga de Nova York" (1981, de John Carpenter, com Kurt Russell, Lee van Cleef, Ernest Borgnine).

Dia de Treinamento
SBT, 22h15.
(Training Day). EUA, 2001, 120 min. Direção: Antoine Fuqua. Com Denzel Washington, Ethan Hawke. Policial experiente, famoso e não muito confiável leva um novato para um dia de treinamento. Trata-se de um policial bem convencional, pelo roteiro, mas seria injusto não reconhecer em Fuqua uma vitalidade que o diferencia da massa bruta desse tipo de filme. O principal, no entanto, é Denzel Washington, que ganhou pelo filme um Oscar que há muito merecia

Um Grito no Escuro
SBT, 3h30.
(A Cry in the Dark). Austrália/EUA, 1988, 119 min. Direção: Fred Schepisi. Com Meryl Streep, Sam Neill. Um filme a calhar, já que a imprensa é um pouco o pivô da trama em que, após o desaparecimento de um bebê, seus pais acabam sendo acusados pela morte do próprio filho. O filme é baseado em fatos acontecidos na Austrália, nos anos 80, e na afoiteza de certos julgamentos. Só para São Paulo.

Chuva Negra
Globo, 3h.
(Black Rain). EUA, 1989, 125 min. Direção: Ridley Scott. Com Michael Douglas, Andy Garcia, Ken Takakura, Kate Capshaw. Dois policiais perdem um gângster da Yakuza que escoltavam de volta ao Japão. Na tentativa de reencontrar o prisioneiro, mergulham no submundo nipônico. Uma longa viagem com resultados modestos. (INÁCIO ARAUJO)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Putarquia britânica! Charles ganha coroa!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.