São Paulo, segunda, 12 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS
Os Espíritos
Suspense/comédia. O produtor Robert Zemeckis, de "De Volta para o Futuro", ficou tão encantado com "Almas Gêmeas" que chamou o diretor Peter Jackson para dirigir este "suspense/comédia/seja-lá-o-que-for", estrelado por Michael J. Fox -que interpreta Frank Bannister, um paranormal trambiqueiro. Bannister, desde o acidente que matou sua mulher, se comunica com os espíritos, passando a usar esse dom para ganhar dinheiro. Até que descobre que uma assombração para lá de estranha está assassinando as pessoas de sua cidade. Sua tarefa, claro, será acabar com o "mostro". Efeitos especiais e algumas boas piadas -em meio ao clima de terror- transformam esse "quase fracasso" num divertido programa para domingo à tarde.
(ERIKA SALLUM)
Produção: EUA, 1996 Direção: Peter Jackson Lançamento: CIC (011/816-0852) Três Vidas e uma Só Morte
Um dos últimos trabalhos do ator Marcello Mastroianni, o filme é um exemplo do chamado "cinema surrealista" do chileno Raul Ruiz. Agora, com o aparente desejo de ser ligeiramente mais acessível. Um homem encontra um desconhecido nas ruas de Paris, que lhe conta a fantástica história de como foi dominado por fadas e envelheceu décadas da noite para o dia. Fatos extraordinários que terminarão por desencadear acontecimentos incomuns. Ruiz é um cineasta raro. Tanto por sua convicção estética (a atração incondicional pela narrativa não linear, o apego ao delírio) quanto por seu talento em filmar. Mas, ao menos nesse filme, o que resiste são apenas as belas imagens.
(MARCELO REZENDE)
Produção: França, 1996 Direção: Raul Ruiz Lançamento: Playarte (011/575-6996) Persuasão
Drama. Britânico até a medula, "Persuasão" é filme para ser visto com uma xícara de chá na mão. Baseado na última novela publicada por Jane Austen (1775-1817), o filme alia atuações shakespearianas a uma direção à James "Retorno a Howards End" Ivory. A trama gira em torno dos caminhos e descaminhos entre a amável Anne (a competente Amanda Root, da Royal Shakespeare Company), filha do baronete perdulário e decadente Sir Walter Elliot (Corin Redgrave), e o Capitão Wentworth (o menos brilhante Ciaran Hinds). Perde para "Razão e Sensibilidade", feito a partir de Austen, mas ganha do fraco "Emma". (CASSIANO MACHADO)
Produção: Inglaterra, 1995, 107 min. Direção: Roger Michell Lançamento: Columbia (011/5505-3836) Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias
Comédia. O engenheiro Doug Kinney (Michael Keaton) não tem tempo para nada. Não consegue se dedicar à família, porque trabalha demais, e não aguenta mais as pressões e correrias da profissão. Resolve, então, fazer uma cópia de si mesmo. De um clone, Kinney acaba tendo que conviver com três Dougs, com personalidades e hábitos distintos. No meio da confusão está Laura (Andie McDowell), a aturdida mulher do engenheiro, que não entende as mudanças de comportamento do marido. Harold Ramis, que dirige esta produção, resgata a comicidade das situações-limites do dia-a-dia já retratadas em "Feitiço do Tempo", que também dirigiu.
(DENISE MOTA)
Produção: EUA, 1996, 110 min. Direção: Harold Ramis Lançamento: Columbia (011/5505-3836) Rio de Fogo
Western. Quatro desordeiros liderados por Larker (Henry Fonda) chegam a Firecreek, uma cidade sem médico, reverendo ou xerife. Mostram disposição em fazer arruaças já na primeira sequência, quando assustam a mais bela pequena do lugar. Apesar de tentar mostrar alguma civilidade, Larker não consegue controlar seus rapazes. Assistindo impassível, está Johnny (James Stuart), xerife honorário da cidade (tem uma estrela escrito "xarife"), que se considera um perdedor e tenta apagar da memória o assassinato de seu irmão. Ele só muda de idéia e decide pegar no fuzil quando vê que seu assistente foi enforcado. O embate final entre ele e Larker é eletrizante.
(PAULO VIEIRA)
Produção: EUA, 104 min. Direção: Vincent McEveety Lançamento: Wonder (011/287-6485) Sequestro por Engano
Comédia. Chegou o dia de Daniel Miller (David Paymer) fazer uma apresentação que pode resultar em uma promoção. Ele não esperava, porém, que sua mulher ficasse doente e impedida de levar os filhos à escola. Mesmo contrariado, Daniel leva as suas crianças -e as dos vizinhos. No meio do caminho, o executivo, já cansado da bagunça da garotada no carro, vai cruzar com Franklin Laszlo (Tom Arnold), que decidiu cometer um assalto. Daniel é tomado como refém junto com as crianças -não houve tempo de deixá-las. Mas, no meio do caminho, o relacionamento entre os dois homens acabará fazendo com que eles percebam muita coisa sobre eles mesmos. Típica comédia americana. (MaM)
Produção: EUA, 1996, 90 min. Direção: Arthur Hiller Lançamento: Warner (011/820-6777) Idade Perigosa
Comédia. Alguns anos após o término do colegial, quatro amigos se reencontram na sala de espera de um hospital.
Eles estão lá para visitar Sophie, mulher de um outro membro da turma, morto há pouco tempo, por overdose.
Enquanto esperam, os amigos relembram fatos do passado, como as aulas de filosofia, educação física e matemática, as brigas com os professores, os protestos estudantis, as assembléias, os conselhos de classe e as escapadas para fumar maconha.
O filme é agradável, apesar da fórmula e tema um pouco batidos demais. O diretor Cédric Klapisch dirigiu recentemente "O Gato Sumiu".
(MaM)
Produção: França, 1993, 101 min. Direção: Cédric Klapisch Lançamento: Flashstar (011/255-9911) Ponto Crítico
Aventura. Pero no mucho. Sonny Rose (Elias Koteas) é um mensageiro de um hotel decadente. Um dia, uma das hóspedes, a bonita Monique Rous (Laure Marsac), corta os pulsos, e Sonny a salva -e se apaixona.
Del, um ex-funcionário do hotel que é seu amigo, oferece-lhe um golpe em uma rodada de jogatina que vai acontecer na cidade. Precisando de dinheiro porque sustenta o irmão gordo e problemático, Sonny aceita. Logo se vê envolvido em uma trama estranha e confusa -nem o espectador, que está de fora, consegue entender.
Filme com tom pretensamente independente, mas que só consegue ser esquisito e chato.
(MaM)
Produção: EUA, 1996, 125 min. Direção: Steven Shainberg Lançamento: Playarte (011/575-6996)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã