São Paulo, sexta, 12 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Talento é de família

JOSIMAR MELO
especial para a Folha

Parece exagerado o título conferido a Frederico Frank de "Melhor Chef de Cozinha Brasileiro de 1998". Com 26 anos, trabalhando como segundo chef do restaurante Roanne em São Paulo, ele é um inegável jovem talento, o que não quer dizer que supere os grandes profissionais do país. Mas sua colocação em primeiro lugar no concurso Nestlé premia uma carreira ascendente.
Sua trajetória nessa área começou aos oito anos, quando preparava pães em casa e obrigava a irmã menor a vendê-los para os vizinhos. Um gosto aparentemente esquecido, quando entrou na faculdade de economia aos 18 anos. Mas antes de cursá-la foi para a Inglaterra aprender inglês e de lá para a Alemanha para aprender a língua dos avós e trabalhar na cozinha de restaurantes de lá.
Frank divide hoje com Carlos Messias (terceiro lugar no concurso) o labor cotidiano da cozinha comandada por Bassoleil no Roanne. Intervém unindo um toque de bom humor à dura rotina da cozinha.
De onde tirou seu talento? Das andanças internacionais, sem dúvida, da sua formação aqui, igualmente. Mas a coisa está no sangue da família. Seus pais tocam um restaurante de comida por quilo em Santa Cecília, o Meio-Quilo. Uma das comidas mais decentes desse gênero da cidade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.