São Paulo, sexta, 12 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE NO RIO
Carioca assiste futebol também fora de casa

RONI LIMA
da Sucursal do Rio

Na semana do início da Copa do Mundo, o futebol é o tema central da exibição de filmes do cinejornal Canal 100, de uma peça de teatro e de exposições de artistas plásticos, fotógrafos, designers e estilistas.
No CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), o Canal 100 promove, de hoje até quarta, um passeio por grandes momentos do futebol brasileiro desde os anos 50.
Nos cinemas que exibem produções do Canal 100 no Rio (rede Espaço Unibanco, Arte Filmes, Laura Alvim e Cândido Mendes), em São Paulo (Espaço Unibanco, Cine Arte e Vitrine) e Belo Horizonte (Espaço Unibanco), será exibida também a crônica esportiva "A Pátria de Chuteiras".
O texto de Nelson Rodrigues é lido em off por Paulo César Pereio, enquanto são mostradas cenas do jogo entre o Brasil e a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1970.
Fundado há 40 anos, o Canal 100 funcionou também como um jornal que registrava cenas do cotidiano do país. Por isso, na mostra de hoje do CCBB, além de jogos marcantes dos anos 50 aos 80, será exibido um painel político dos governos de JK a Sarney.
Da série de jogos, o diretor de produção do Canal 100, Alexandre Niemeyer, 40, destaca, entre outros, o de 62 do Santos contra o Benfica, em que o time de Pelé foi campeão mundial de clubes.
São exibidas também cenas do histórico jogo do Brasil contra o Paraguai, pelas eliminatórias da Copa de 70, no Maracanã. "Esse jogo foi recorde de público na história do futebol mundial, com 183 mil pagantes", afirma Niemeyer.
Amanhã, no CCBB, será mostrado "Brasil Bom de Bola" (1978), sobre o futebol brasileiro nos 70.
No domingo, será a vez de "Os Grandes Times da História", com cenas do Botafogo de Garrincha, do Santos de Pelé, do Cruzeiro de Tostão, do Palmeiras de Ademir da Guia e do Fluminense de Rivellino e Paulo César Caju.
"O barato da programação é mostrar os grandes estádios do Brasil lotados", diz Niemeyer.
A programação do CCBB termina na próxima quarta-feira com a mostra "A Nova Safra". São filmes mais recentes do Canal 100, que interrompeu suas produções em 86 e voltou a operar em 97.
"A Nova Safra" traz como destaque os curtas "O Gol do Século", sobre o milésimo gol de Pelé, "Guenta Zagallo", com torcedores discutindo a competência do técnico, e "Homenagem a Garrincha", sobre crônica de Nelson Rodrigues que fala do jogador.

Mostra: Canal 100
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (r. Primeiro de Março, 66, centro, tel. 021/216-0440)
Quando: hoje, sábado, domingo e quarta, às 16h30 e às 18h30
Quanto: R$ 3 e R$ 1,50 (estudante)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.