São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voz é que é de caramelo

da Reportagem Local

"Amor de Verdade", vindo de quem vem -um rapaz nada ingênuo do rock, ainda que desde então brega-sonhador-, teria de ser um ato de cinismo. Bem, o cinismo está presente: Paulo Ricardo veste o brega com arranjos modernosos, às vezes bons de fato, como no caso de "Não Há Dinheiro Que Pague".
Mas alguma dose de equívoco também está presente. O naco tomado do "rei" é mais que simbólico: PR é ambicioso, quer ser um novo RC, e não à toa vai buscar referência na fase em que sua matriz passava por essa mesma transição.
O repertório é supimpa, mas é também dos mais difíceis. É de um intérprete de autores de vínculo com o soul, como Getúlio Cortes e Renato Barros (ambos ligados à bobeira iê-iê-iê, mas ambos artesãos de forte centelha pop).
PR quer cantar a fase soul de RC, mas é mau cantor -como, de resto, quase toda a sua geração-, coisa que RC nunca foi. PR se contorce, enrouquece, carameliza interpretações antes doídas de melancolia. Toma o RC soul e o trata como se fosse o beato, nada soul.
Acerta, assim, o que deve ser seu alvo nº 1: o populismo em forma de canção. Baladas pinçadas e interpretação melosa habilitam-no a disputar títulos com Fábio Jr., Maurício Mattar, Daniel (aos quais se nivela mesmo em algumas poucas canções próprias polvilhadas no CD de intérprete, indizíveis).
Bem, tais "rivais" são geometricamente inferiores a ele. Homem certo em registro desfocado, PR deve se tornar príncipe de suas ambições. Mas elas poderiam ser bem maiores -no sentido "soul", não só no propósito de vender "zil" CDs no país sem futuro. (PAS)


Avaliação:  


Disco: Amor de Verdade
Artista: Paulo Ricardo
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior: Paulo Ricardo & RPM
Próximo Texto: CD foi o começo do fim
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.