UOL


São Paulo, sábado, 12 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Próximos são Truman Capote e Joel Silveira

DA REPORTAGEM LOCAL

"O Segredo de Joe Gould" é o segundo livro da coleção Jornalismo Literário, iniciada no ano passado pela Companhia das Letras com a reedição do clássico "Hiroshima", de John Hersey, considerado por muitos a melhor reportagem de todos os tempos.
Com coordenação do jornalista Matinas Suzuki Jr., presidente do iG, a série planeja para setembro dois lançamentos de peso, um internacional, outro local. O primeiro é a reedição de "A Sangue Frio", de Truman Capote (1924-84), há muito esgotado das livrarias brasileiras, que ganha nova tradução e posfácio do escritor e jornalista Ivan Lessa.
O segundo é "A Milésima-Segunda Noite da Avenida Paulista", de Joel Silveira, que reunirá reportagens sobre a elite paulistana escritas nos anos 40 pelo jornalista brasileiro para a revista "Diretrizes", então dirigida por Samuel Wainer. Polêmicos, os textos lhe deram fama nacional e chamaram a atenção de Assis Chateaubriand, que o contratou.
Silveira completa 85 anos em setembro e deve ter seus escritos reunidos em outro tomo pela Jornalismo Literário, desta vez de teor mais político, com previsão de lançamento para 2004. O posfácio de "Paulista" é do escritor Fernando Moraes.
Depois de Capote e Silveira, a série prepara reedições de "Aos Olhos da Multidão", de Gay Talese, talvez o título mais disputado dos sebos brasileiros, que também ganha nova tradução e novo título, "Fama e Obscuridade", fiel ao original em inglês.
(SÉRGIO DÁVILA)


O SEGREDO DE JOE GOULD. Autor: Joseph Mitchell. Tradução: Hildegard Feist. Editora: Companhia das Letras. Quanto: R$ 27,50 (158 págs.)


Texto Anterior: A apoteose do Zé Ninguém
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.