São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Programa destrincha o clássico "Nevermind"

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Em recente eleição dos melhores discos dos últimos 20 anos promovida pela revista norte-americana "Spin", "OK Computer" foi quem ganhou o topo do negócio. Para os críticos, o álbum do Radiohead é como a materialização da garota dos sonhos, mas, para aqueles que efetivamente gastam dinheiro com CDs, está longe do que representou "Nevermind", do Nirvana, que está num distante terceiro lugar na tal lista.
Lançado no meio dos anos 90, "OK Computer" tem uma beleza quase sublime, construída por meio de melodias complexas e caóticas se comparada ao padrão do rock da época; já "Nevermind", poucos anos antes (1991), passou por cima de qualquer padrão que havia ao seu redor.
As rádios, a MTV e, por tabela, as paradas eram lugar para gente como Michael Jackson e Bon Jovi até a chegada de "Nevermind" -tema de especial amanhã, no canal pago GNT.
Hoje, o álbum e o Nirvana são incensados pela crítica, mas nem sempre foi assim. Entre 91 e 94, ano da morte de Kurt Cobain, a banda era tachada de comercial, pop demais, diziam que a quebradeira de instrumentos no final dos shows era encenação, chamavam Cobain de marqueteiro. Com o apoio de entrevistas e imagens de arquivo, o programa -tirado de um documentário saído há pouco em DVD- ajuda a colocar as coisas no lugar.
Dave Grohl e Krist Novoselic lembram das sessões de estúdio com Cobain e de como o vocalista se concentrava em cada situação referente à banda; jornalistas tarimbados como Keith Cameron e Everett True contextualizam o Nirvana e o que veio depois com "Nevermind"; mas o melhor é assistir a Butch Vig, o cara que produziu o álbum, mostrar detalhes sobre a gravação de várias canções, como "Polly" -e é sintomático notar que Vig, que sabe tudo de rock, não consiga levar para seu Garbage nem um décimo do que ele fez com o Nirvana.


Clássicos do Rock
Quando:
amanhã, às 21h, no GNT


Texto Anterior: Televisão: Autora ri do estresse com Falabella
Próximo Texto: Fernando Bonassi: Malas de dinheiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.