São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Renato Rocha Miranda/TV Globo
FERNANDA SOUZA GRAVA COMÉDIA
Miguel Falabella e Fernanda Souza em cena de "Toma Lá, Dá Cá", nova versão do "Sai de Baixo"; a atriz, que está mais magra, será filha rebelde de Falabella e Marisa Orth


Record corre atrás da Globo na TV digital

Enquanto a Globo já faz transmissões experimentais em alta definição (HDTV) na Grande SP, a Record desenvolve aplicativos de interatividade de TV digital. A rede de Edir Macedo inicialmente não conseguirá fazer frente ao poderio da Globo na nova tecnologia, mas não quer ficar muito atrás.
A Globo inaugurará as transmissões digitais em São Paulo, em dezembro, já com uma novela das oito toda gravada em alta definição, a principal inovação da TV digital. Deverá oferecer em HDTV também, já em dezembro, futebol e filmes.
A Record só deverá transmitir produção própria em HDTV alguns meses depois. Avalia que não vale a pena gastar alguns milhões de reais a mais em uma novela se quase ninguém a assistirá em HDTV.
A rede investe, no momento, na criação de aplicativos de interatividade. Já tem prontas aplicações para transmissões de telejornais, novelas e futebol. Nos telejornais, oferecerá informações adicionais em canto de tela, como cotação de moedas. Nas novelas, terá resumo de capítulos em formato de texto e, possivelmente, áudio e legendas em uma segunda língua. No futebol, permitirá ao telespectador rever lances de um outro ponto de vista, com uma segunda câmera.
Para ter acesso, o telespectador terá que comprar caixa conversora com o middleware Ginga (o Windows da TV digital), disponíveis só em 2008.

PIZZA DA PAZ 1
Depois do episódio do último domingo, em que criticou o fato de o "Pânico na TV" seguir conselho de Silvio Santos e tentar arrancar doações de apresentadores para o asilo Retiro dos Artistas, Fausto Silva chamou Emílio Surita, Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz para uma pizza em sua casa, na terça.

PIZZA DA PAZ 2
Os humoristas explicaram a Fausto Silva que tudo é só brincadeira, que eles não seguem ordens de Silvio Santos. E Faustão entregou um relógio para o programa da Rede TV! doar ao Retiro dos Artistas.

RENOVAÇÃO
A maioria dos humoristas do "Pânico" já renovou contrato com a Rede TV! até o final de 2009. É o caso do líder do grupo, Emílio Surita.

NO AR
Longe da Globo desde "América", o ator Matheus Nachtergaele estará de volta na minissérie "Aos Meus Amigos", de Maria Adelaide Amaral, que estréia em fevereiro de 2008. A produção também terá Mayanna Neiva, revelação de "A Pedra do Reino", na qual interpretou Heliana Swendson.

B.O.
ŽUm carro elétrico, usado para transportar funcionários da Globo, desapareceu do Projac (central de estúdios da emissora) recentemente. O caso intriga os "detetives" da rede. Como um veículo que roda a 20 km/h pode ter sido roubado?

PESCARIA
Fora do "Caldeirão do Huck" há várias semanas, a ex-"BBB" Mariana Felício não foi demitida. Voltará ao ar em breve.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Molharam o pai da Deborah Secco!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.