São Paulo, Quinta-feira, 12 de Agosto de 1999
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CRÍTICA
Nostálgico, mas poderia acabar na 10

da Redação


Parece um conto das mil e uma noites musical. Os Beatles são clássicos; Pizzarelli, atual. O CD, de grande apuro técnico, clareza e arranjos refinados, é típico do "old is new", a onda retrô que domina o jazz da última década.
O modelo de Pizzarelli é o rei do suingue Nat "King" Cole e sua clássica formação em trio: piano (Ray Kennedy), baixo (o irmão Martin Pizzarelli) e violão e vocal (John Pizzarelli).
A levada combina bem com a irreverência beatle, dando às canções a sensação estranha do velho renovando o velho.
Don Sebesky, arranjador, maestro e produtor, é quase um co-autor. Ajudou o amigo Pizzarelli a escolher as 12 faixas:

1. Can't Buy Me Love ("A Hard Day's Night", 64)
Balanço do bom, lembra o auge das "big bands" de suingue, solo de clarineta e tudo.
2. I've Just Seen A Face ("Help", 65)
O trio mostra o alcance explosivo da dinâmica criada por Nat "King" Cole, em solos rápidos e tiroteios piano-violão.
3. Here Comes The Sun ("Abbey Road", 69)
A melhor faixa. Pizzarelli mostra o que aprendeu com João Gilberto. Violão "bossa nova" e cordas fazem um nascer do sol ainda mais suave.
4. Things We Said Today ("A Hard Day's Night")
Outro suingue envolvente. O pianista Kennedy e o baterista Tony Tedesco armam a cama para a melodia dos metais.
5. You've Got To Hide Your Love Away ("Help")
Delicada versão, só com violão e voz. Para os românticos (se sobrou algum).
6. Eleanor Rigby ("Revolver", 66)
Versão instrumental bem conduzida por Pizzarelli.
7. And I Love Her ("A Hard Day's Night")
Ainda para os últimos românticos, com piano, arranjo de cordas e letra sussurrada.
8. When I'm 64 ("Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", 67)
O suingue original dos Beatles reforçado pela embalagem.
9. Oh! Darling ("Abbey Road")
Outro ponto alto. O blues encontra a sensualidade, arrastados por uma brisa de sopros.
10. Get Back ("Let it Be", 70)
Ainda mais "cool", é outro destaque do disco.
11. The Long And Winding Road ("Let it Be")
A versão que mais lembra gravações cafonas e caretas de músicas dos Beatles. Quatro longos e tortuosos minutos.
12. For No One ("Revolver")
Final suave, melo(dio)so; vocalmente preciso, mas o disco poderia acabar na 10. (SM)


Avaliação:    


Disco: John Pizzarelli Meets the Beatles Lançamento: BMG Quanto: R$ 18, em média


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