UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Um Tira e 1/2
Globo, 15h55.
  
(Cop and a Half). EUA, 93, 87 min. Direção: Henry Winkler. Com Burt Reynolds, Norman D. Gold 2º, Ruby Dee. Para testemunhar sobre um crime que presenciou, garoto exige passar um dia inteiro acompanhando as atividades de um detetive (Reynolds). Trato feito. Comédia uma estrela e meia.

Lua Mortal
Record, 21h.
 
(Killing Moon). EUA, 2000, 85 min. Direção: John Bradshaw. Com Daniel Baldwin, Kim Coates, Penelope Ann Miller. Em pleno vôo, doença misteriosa ataca e põe em perigo a vida de passageiros a caminho de Los Angeles. Feito para TV.

Batman Eternamente
SBT, 22h30.
  
(Batman Forever). EUA, 95, 121 min. Direção: Joel Schumacher. Com Val Kilmer, Jim Carrey, Nicole Kidman, Tommy Lee Jones, Chris O'Donnell. A série "Batman" sempre viveu no fio da navalha. Sem a direção de Tim Burton, no terceiro filme, perdeu o olhar ferino e virou qualquer coisa. Aqui, o Homem-Morcego Kilmer tem a ajuda de Robin (O'Donnell) para enfrentar o Charada (Carrey) e o Duas Caras (Jones). De passagem, vai para o divã com a psicóloga Kidman. Banal, o filme já anuncia a desgraça da série, que não tardaria.

Dois Córregos
Cultura, 22h30.
   
Brasil, 99, 112 min. Direção: Carlos Reichenbach. Com Carlos Alberto Riccelli, Luciana Brasil, Vanessa Goulart, Beth Goulart. Mulher (Beth Goulart) recorda seus dias de adolescente, quando ela (Vanessa) e uma amiga (Brasil) passam férias num sítio e encontram seu tio (Riccelli), ativista político que ali se encontra foragido. Reichenbach investe no intimismo ao narrar, neste drama, o encontro de uma mulher com seu passado e, ao mesmo tempo, notar a passagem do tempo tanto no nível pessoal como no coletivo. Belo filme.

Intercine
Globo, 1h45.

Os candidatos a passar na sexta são "Lima - Quebrando o Silêncio" (98, de Menahem Golan, com Joe Lara, Billy Drago) e "A Lua dos Amantes" (91, de John Bailey, com Ed Harris, Madeleine Stowe).

O Último Alvo
Bandeirantes, 2h.
 
(Dead Giveaway). EUA, 95, 86 min. Direção: Paul Levine. Com David James Tunno, Robert Zachar. Policial afasta-se para viver longe da violência e da corrupção. Mas volta à ativa quando seu parceiro é morto. Série "Z".

Os Deuses Devem Estar Loucos 2
Globo, 3h55.
 
(The Gods Must Be Crazy 2). Botswana/ EUA, 89, 98 min. Direção: Jamie Uys. Com Ni Xau, Kent Cheng. O encontro (ou desencontro) cultural continua a ser a pedra de toque, como no primeiro burlesco da série. Agora, jovem nativo vai à civilização. (IA)

Diferentes pontos de vista

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Se há uma verdade no Oriente Médio, é que quase tudo ali é propaganda, isto é, aparência enganosa. Como Hollywood sempre defendeu a causa judaica, com "Exodus" (Telecine Classic, 22h), sabemos estar diante de um ponto de vista específico.
Formidável vantagem que nos permite acompanhar a aventura de um grupo de combatentes para chegar à Palestina (pois os ingleses impediam a chegada de seu navio, o Exodus).
E depois, sua luta para, conquistado o direito a um estado, preservá-lo da destruição. Ou seja, este belo e longo filme de Otto Preminger de certa forma nos coloca não diante das questões subsequentes à partilha da Palestina pela ONU, mas na sua origem: no direito dos judeus à terra. Eis aí um filme talentosamente parcial, mas não desonesto.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.