UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

DIVERSÃO E MODA DISFARÇAM TEMPOS SOMBRIOS

Doze de setembro. Começam hoje em NY os desfiles do verão 2004, num turbulento momento para o varejo de moda. Na Europa, o mood é mais otimista, ainda que não ideal.
Por aqui, o clima deixa todo mundo confuso (literalmente): o inverno que demorou para chegar agora não vai embora, e ninguém sabe o que comprar (se comprar).
A moda reflete o momento. Nas lojas, um verão de cores vibrantes tenta combater o medo. Acessórios em tons pastel remetem a tempos (os anos 50), em que o mundo parecia mais simples. Ou não se tinha idéia -a menor- do que estava por vir.
A ingenuidade daquela década é o revivalismo do momento, também em termos formais. As saias corola lançadas pelo New Look de 1947 encerravam os tempos de guerra. Hoje, nos tempos da guerra que também não quer ir embora, a cintura é um dos pontos principais no novo corpo. Claro, tudo é mais bagunçado. Basta interpretar a imagem -e o comportamento- do principal ícone do planeta hoje: a top inglesa Kate Moss.
Enquanto Madonna envelhece, Beyoncé vira a favorita da América e Gwen Stefani evoca o imaginário das pin-ups platinadas.
Não por acaso, faz um filme, "Aviator", lança uma linha de roupas e bolsas (a L.A.M.B), aterrissada esta semana na Colette em Paris e na Macy's de Nova York. E ainda vai desfilar em 2004.

O DJ escocês Funk D'Void toca hoje no after do Manga Rosa; se joga também no Mood, que tem Gran Master Ney ou no Trip Bar que tem banda cover do Echo and the Bunnymen. O DJ André Juliani é o convidado da Technova no Lov.e enquanto Regis é o convidado do Pix nesta sexta. Sábado a Circuito comemora dois anos com festa na fazenda Arujabel e os DJs Ana, David, Spicee e Snoop, entre outros. Tem mais tecno no after do Lov.e com Doctor e Mara Bruiser ou no D-Edge com o DJ Murphy. No Sirena, Marcio Zanzi é o convidado da noite e Andy e Grace Kelly Dum tocam na noite Back to the Dates na Overnight (r. Juvenal Parada, 35). Tem também a noite electro Sexpop, com Luca e Liana no Supper Club. Tem também noite de rock no Trip Bar com Lúcio Ribeiro, André Barcinsky e Kid Vinil (r. Fradique Coutinho, 1.002). Na segunda, na On the Rocks no D-Edge tem Rick Levy e Polly no som. E o jornalista André Fischer estréia sua noite de electro Freedom nesta segunda, no Largo do Arouche, 6.

HINO HEDONISTA GANHA LEITURA 2003
Um dos hinos da cultura club de todos os tempos, o clássico "Big Fun", do Inner City (1988), ganha projeto de remixes com talentos da nova geração. A voz de Paris Grey e a produção de Kevin Saunderson ganharam como carro-chefe em 2003 uma versão de nove minutos feita por Filippo Moscatello, da Gigolo Records.

TIGA EMBAÇA UM POUQUINHO PRA VIR
Muita gente se lembrou que avisamos aqui que o top produtor canadense de electro Tiga viria por agora. Pois entramos em contato com os agentes dele, que embaçaram para este ano. A agência Smartbiz diz que ficou mesmo para o ano que vem e parece que há planos de ele tocar por aqui no Carnaval. Ahn...

OS 80 E A CONFUSÃO, A BADERNA TOTAL
Claro, os 80. Electro, rock, um pouco de house. E o bootleg. Falso ou verdadeiro? Tanto faz. Nesta semana ouvi direto "Smells like Emerge", do Duran Mode, bizarra e sensacional mistura de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, com "Emerge", do Fischerspooner. Dois clássicos geracionais. E a energia é a mesma. Jovem e intensa. E o Bastard Pop Weekender Festival, rolou neste finde na Alemanha. Do Brasil participaram Priscilla Dieb e Dunstan Gallas, do projeto Forma Noise. Por aqui, especula-se que os reis do bootleg, o 2ManyDJs, podem tocar no Tim Festival. Enquanto isso a EMI decide se lança "Richard X Presents His X Factor vol. 1" (lança, vai). Saiba mais sobre bootleg e ouça faixas no www.erikapalomino.com.br.


Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha

palomino@uol.com.br

PAPEL NA CARTELA DO INVERNO 2004
O papel vai virar fashion. Nas doces mãos de Pinky Wainer. A artista plástica desenvolve para a Ripasa uma cartela de cores para seu papel Art Royal sobre as tendências para o inverno 2004, na linha chamada Acácia Fashion. "E é fashion mesmo, fiz uma extensa pesquisa sobre a estação", ela explica, sobre o projeto que visa o mercado de designers e fashionistas, para cátalogos e produtos. No lançamento, em outubro, os felizardos convidados vão ganham desenhos de Pinky sobre o papel em si. Que chique.

ANOS 60 TÊM LOJA DESCOLADA
A febre dos 60 também continua. Está viva na loja Sixtie's, com sofás, luminárias, relógios, quadros, mesas, um monte de brinquedinhos, tudo ao estilo da década. Era para ser um clube, mas virou loja mesmo. Seu dono, Tibiriçá, coleciona peças há 15 anos e abriu a primeira loja na sua casa. "Mas era uma coisa fechada, que rolava no boca-a-boca dos amigos." Agora não. E a vontade de fazer festas é saciada uma vez por mês, lá mesmo: "É uma forma de deixar o design mais acessível. As pessoas têm que sentir a peça, senão fica algo muito distante", ele diz. A Sixtie's fica na avenida Heitor Penteado, 2.122, SP.

MARCIA PANTERA DÁ A VOLTA POR CIMA
No melhor estilo Noite Ilustrada ("levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"), a top drag número 1, Marcia Pantera, volta a se apresentar na noite de São Paulo neste domingo, quatro meses depois de um acidente pra lá de dramático durante uma de suas performances. Pendurada num cabo, sobre a pista de dança, Marcia prendeu a mão na roldana do motor que a puxou para cima -em lugar de descê-la até o chão, numa cena de puro terror. E não é que a danada está de volta, no palco da mesma boate, a Blue Space? "As pessoas vão ficar meio passadas, mas vou fazer de tudo. Só não vou no motor", avisa. É guerreira essa Marcia.


Texto Anterior: Rounds
Próximo Texto: Dança: Virtuosismo conduz italiano Aterballetto
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.